Remédio desenvolvido nos EUA alivia sintoma de menopausa

Ondas de calor durante a menopausa atingem mais de 80% das mulheres; remédio promete acabar com os sintomas

Ondas de calor durante a menopausa atingem mais de 80% das mulheres; remédio promete acabar com os sintomas – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Ondas de calor durante a menopausa atingem mais de 80% das mulheres; remédio promete acabar com os sintomas – iStock/Getty Images

Um novo medicamento não hormonal é capaz de tratar as ondas de calor e suores noturnos, muito comuns durante a  menopausa. Veozah é o nome do remédio, que atinge um neurônio no cérebro desequilíbrio quando os níveis de estrogênio caem.

As ondas de calor durante a menopausa atingem mais de 80% das mulheres, com idades entre 45 e 55 anos, segundo informações da Food and Drug Administration, agência reguladora dos EUA.

Até então, o tratamento mais utilizado pela medicina consiste em pílulas hormonais destinadas a aumentar os níveis de estrogênio e progesterona.

O remédio é indicado para todos os casos de menopausa?

O método, no entanto, não é indicado para quadros com histórico de derrame, coágulos sanguíneos, ataque cardíaco e outras condições de saúde, já que os hormônios podem aumentar as chances de recorrência desses problemas.

A agência liberou a droga para sintomas moderados a graves, que apresentem sintomas como sudorese, rubor e calafrios. O Veozah, no entanto, não se mostrou tão eficaz quanto os tratamento hormonais.

Ainda de acordo com os resultados observados, 48% das mulheres com uma dose mais alta e 36% daquelas com uma dose mais baixa relataram estar muito ou moderadamente melhor, contra 33% no grupo placebo. Já a reposição hormonal surte efeito em mais de 90% das pessoas que a utilizam.