Remédio experimental reduz 22% do peso de pessoas obesas
Remédio mostrou resultados promissores na redução do peso corporal

Em meio à profícua produção de pesquisas e estudos sobre a saúde corporal, um medicamento desenvolvido pela farmacêutica norte americana Eli Lilly mostrou resultados promissores na redução do peso corporal de voluntários com obesidade. De acordo com as evidências obtidas no período de testes, o tirzepatide apresentou eficácia superior a 20% nos resultados.
Inicialmente desenvolvida para diabetes tipo 2, a semaglutida – princípio ativo do tirzepatide – ocupa atualmente um lugar importante no tratamento da obesidade. O medicamento, acreditam os especialistas, pode se tornar uma alternativa à cirurgia bariátrica.
Por se tornar uma condição médica crônica, no entanto, os pacientes precisariam se submeter ao tratamento de tirzepatide por toda a vida, a exemplo do que é recomendado para doenças como pressão arterial ou colesterol.
- ‘A inclusão começa na matrícula’: o que escolas e professores precisam saber sobre o autismo
- Usar Ozempic pode não ser tão fácil em breve; entenda nova proposta da Anvisa
- Praias em Jericoacoara que precisam estar em qualquer roteiro de viagem
- Riscos de desafio: entenda por que inalar desodorante pode levar à morte
Próximos passos
Experimentado em 2.500 voluntários adultos com obesidade ou sobrepeso com pelo uma comorbidade, o tirzepatide foi aprovado na terceira fase de testes e deve começar a ser comercializado, em breve, nos Estados Unidos.
De acordo com a farmacêutica, o medicamento resultou na perda de peso de até 24 kg em 72 semanas de tratamento. Além disso, alguns participantes do estudo perderam peso suficiente para sair da faixa do Índice de Massa Corpórea (IMC) que caracteriza a obesidade.
Ainda segundo a farmacêutica, todos os participantes do estudo seguiram uma dieta com baixas calorias e um cronograma de atividade física.