Ricos em fibra: os três melhores vegetais para adotar na sua rotina

Entenda por que, de acordo com a medicina, o consumo de fibras é fundamental para a manutenção da sua saúde

Uma alta quantidade de fibras pode promover a saúde digestiva, prevenindo a constipação e apoiando o funcionamento adequado do sistema digestivo – iStock/Getty Images
Créditos: bhofack2/iStock
Uma alta quantidade de fibras pode promover a saúde digestiva, prevenindo a constipação e apoiando o funcionamento adequado do sistema digestivo – iStock/Getty Images

Responsáveis por melhorar o trânsito intestinal, auxiliar no controle glicêmico, na regulação do colesterol, na manutenção da saúde cardiovascular e até mesmo na perda de peso, os alimentos ricos em fibra são fundamentais para a preservação do sistema imunológico.

Ao tentar adicionar mais alimentos ricos em fibras à sua dieta, uma ótima maneira de começar é incorporar mais frutas e vegetais às suas refeições.

Veja abaixo a melhores opções de vegetais ricos em fibras

1. Couve

Se você está procurando um vegetal econômico que forneça os nutrientes de que seu corpo necessita, a couve é a escolha certa!

A couve tem 7 gramas de fibra por xícara. Além disso, é uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina C, vitamina K, vitamina A, cálcio, potássio e magnésio.

Ela pode ser consumida crua em saladas, sucos verdes, smoothies ou cozida em sopas, refogados e pratos principais.

2. Alcachofras

Alcachofras têm quase 10 gramas de fibra por xícara. Elas são repletas de uma fibra chamada inulina, que é considerada uma fibra prebiótica, o que significa que ela serve como alimento para as bactérias benéficas no intestino, promovendo assim a saúde digestiva.

A inulina não é digerida no intestino delgado e, em vez disso, passa para o cólon, onde é fermentada pelas bactérias intestinais.

3. Brócolis

Primeiro, um vegetal fácil de encontrar que pode já estar na sua geladeira: brócolis. O brócolis não é apenas rico em fibras, mas também possui alguns benefícios ocultos que você talvez ainda não conheça.

Ele também contém sulforafano, que é um fitoquímico que acredita-se que protege contra o câncer.