Rir é o melhor remédio? Pesquisa revela se risada traz algum benefício à saúde

Pesquisa brasileira analisou 26 voluntários para observar como rir pode beneficiar o coração

30/08/2023 19:00

Pesquisa indica que rir pode melhorar capacidade cardiovascular
Pesquisa indica que rir pode melhorar capacidade cardiovascular - iStock/atomicstudio

Já ouviu que “rir é o melhor remédio“? Um estudo brasileiro apresentado durante a reunião anual da Sociedade Europeia de Cardiologia em Amsterdã, na última semana, confirmou a veracidade do ditado.

Segundo a pesquisa, rir pode aumentar o fluxo sanguíneo no corpo, contribuindo para a saúde do coração.

O estudo envolveu 26 adultos, com uma média de idade de 64 anos, que tinham doença arterial coronariana. A pesquisa concluiu que a “terapia do riso”, pode aumentar a capacidade funcional do sistema cardiovascular.

Como a terapia do riso influencia o sistema cardiovascular

A doença arterial coronariana ocorre devido ao acúmulo de material gorduroso nas artérias que fornecem sangue ao coração. Ao longo de três meses, os participantes do estudo estiveram divididos em dois grupos.

Um assistia a dois programas de comédia por semana, enquanto a outra metade assistia a dois documentários sérios, abordando temas políticos e sobre o meio ambiente.

A conclusão foi surpreendente: o grupo que assistia a comedias experimentou uma melhoria de 10% na capacidade do coração de bombear oxigênio por todo o corpo, comparado ao grupo controle.

Por que o riso pode ser benéfico para a saúde do coração?

O riso beneficia o coração ao liberar endorfinas, que reduzem a inflamação e promovem o relaxamento do coração e dos vasos sanguíneos.

Além disso, diminui os níveis de hormônios do estresse, reduzindo a pressão sobre o sistema cardiovascular.

Ao longo do estudo, foi observado que além de melhorar o bombeamento do sangue, também houve um aumento na expansão das artérias.

Também foram realizados exames de sangue que comprovaram uma redução significativa nos marcadores de inflamação, que indicam o risco de eventos cardíacos e derrames.

“A inflamação é uma parte substancial do processo de aterosclerose, no qual as placas se acumulam nas artérias. A terapia do riso poderia acabar incorporada em instituições de saúde para pacientes com risco de problemas cardíacos”, pontua o médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Marco Saffi, autor principal do estudo.

Como usar a “terapia do riso” no cotidiano para manter um coração saudável?

As pessoas podem buscar maneiras de rir assistindo programas de comédia ou shows de stand-up ao vivo, e também saindo e aproveitando momentos alegres com amigos e familiares para desencadear o riso.

Estar em atividades alegres pelo menos duas vezes por semana é uma boa sugestão.

No entanto, os pesquisadores apontam para necessidade de mais estudos para obter conclusões mais precisas. Mas uma coisa é clara: rir é realmente o melhor remédio, especialmente quando se trata de coração.