Estudo aponta em qual faixa etária o risco de câncer diminui

Entenda como o envelhecimento influencia no risco de câncer e por que ele pode diminuir em uma fase avançada da vida

09/12/2024 11:35

Você sabia que, embora a idade seja um dos principais fatores de risco para o câncer, há uma faixa etária em que a probabilidade de desenvolver a doença diminui?

Risco de câncer diminui após uma idade, revela estudo
Risco de câncer diminui após uma idade, revela estudo - iStock/koto_feja

Um estudo recente, publicado na revista científica Nature, focou em como o envelhecimento afeta o surgimento de tumores e revelou que, após os 80 anos, o risco de câncer tende a cair. 

Por que o risco de câncer diminui após os 80 anos?

De forma geral, o risco de câncer aumenta com a idade devido ao acúmulo de mutações genéticas ao longo da vida.

No entanto, pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK) descobriram que, após os 80 anos, as células envelhecidas perdem a capacidade de se renovar, um processo essencial para o crescimento descontrolado que caracteriza os tumores.

Segundo Xueqian Zhuang, autora principal da pesquisa, o risco de câncer atinge o pico por volta dos 70 anos, especialmente em tipos como o câncer de pulmão.

Já após os 80 ou 85 anos, a incidência de novos casos começa a cair. “Nosso estudo ajuda a esclarecer o motivo disso”, explica.

Papel do ferro

O estudo destacou a influência de uma proteína chamada NUPR1 no processo de envelhecimento celular.

Em experimentos com camundongos com adenocarcinoma pulmonar, um tipo comum de câncer de pulmão, os cientistas observaram que, ao envelhecer, as células pulmonares funcionavam como se estivessem em deficiência de ferro, mesmo quando havia ferro suficiente disponível.

“As células mais velhas têm, na verdade, mais ferro, mas, por motivos que ainda não compreendemos totalmente, agem como se estivessem com pouca quantidade”, explicou a pesquisadora.

Essa disfunção reduziu a capacidade de regeneração celular dos camundongos, que está diretamente ligada ao desenvolvimento de tumores. Então, os animais mais velhos desenvolveram menos tumores do que os mais jovens.

O estudo também explorou maneiras de restaurar a capacidade regenerativa das células pulmonares. Aumentar os níveis de ferro ou reduzir a proteína NUPR1 reverteu a disfunção, mas revelou um ponto de atenção: restaurar essa capacidade nas células pulmonares aumentou a propensão ao desenvolvimento de câncer.

Por isso, os cientistas destacam que “esse tipo de abordagem pode não ser apropriado para pessoas com alto risco de desenvolver câncer.”

O que essa descoberta significa na prática?

Os resultados reforçam a importância de intervenções preventivas na idade em que o risco de câncer atinge seu pico, geralmente antes dos 80 anos.

Embora esses achados tragam novas perspectivas, eles também alertam para a necessidade de cautela. Além disso, mais estudos são necessários.

Independentemente da faixa etária, a prevenção é o caminho mais seguro para reduzir o risco de câncer. Manter hábitos saudáveis, como não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, praticar exercícios e realizar exames médicos regulares, é essencial para proteger a saúde em todas as fases da vida.