Chuva preta faz mal à saúde? Saiba como esse fenômeno pode te afetar
O fenômeno raro é causado por poluentes e partículas de queimadas; veja seus impactos à saúde
Nesta semana, o Brasil foi palco de um fenômeno raro: a chuva preta, registrada principalmente no Rio Grande do Sul. A ocorrência surpreendeu os moradores, que viram baldes e piscinas se encherem com uma água de aparência escura.
Apesar de ser um evento incomum, sua origem está ligada às queimadas que têm assolado o país, cobrindo o ar com partículas de poluição. Mais de 60% do Brasil, inclusive, está coberto por fumaça.
O que é a chuva preta?
A chuva preta se forma de maneira semelhante à chuva ácida. Quando a atmosfera está saturada com partículas de poluentes resultantes de queimadas, como fuligem e resíduos de biomassa, esses contaminantes se misturam às gotas de água nas nuvens.
- Sol laranja e céu vermelho: professores fazem alerta sobre o fenômeno
- Nova frente fria avança sobre o Brasil; veja quando o tempo muda
- ‘Chuva escura’ no RS pode ter ligação com queimadas no Pantanal
- Análises apontam partículas de queimadas em água de chuva em SP
Quando a chuva cai, ela traz consigo essas partículas, resultando em uma água de coloração escura.
Apesar de a chuva preta ser rara, ela já foi observada em outras ocasiões, como em 2019, quando queimadas na Amazônia geraram o mesmo fenômeno em São Paulo.
A chuva preta é perigosa para a saúde?
Embora o contato da água preta com a pele não cause efeitos imediatos, sua composição ainda é motivo de alerta.
Um estudo, realizado por pesquisadores das Universidades de São Paulo e São Caetano do Sul, aponta que as partículas carregadas pela chuva podem conter substâncias prejudiciais, como compostos mutagênicos e carcinogênicos.
Esses contaminantes, provenientes da queima de florestas, possuem o potencial de causar danos ao DNA, aumentando os riscos de mutações e desenvolvimento de câncer, ainda segundo o estudo, publicado na revista Atmospheric Environment.
Por isso, especialistas recomendam que a água da chuva preta não seja consumida, nem por humanos, nem por animais. Além disso, se puder, evite tomar banho de chuva para evitar qualquer possível contaminação.
Quais são os impactos ambientais da chuva preta?
Além dos riscos para a saúde humana, a chuva preta também afeta o meio ambiente. Assim como a chuva ácida, essa precipitação pode causar danos significativos à vegetação e ao solo.
Quando a água contaminada atinge as plantas, ela pode enfraquecer suas estruturas, afetando seu crescimento e vitalidade.
Além disso, os minerais presentes no solo podem sofrer alterações, comprometendo sua qualidade e fertilidade, o que pode prejudicar a agricultura e a biodiversidade local.