Hospitalização expõe riscos de exagerar na dose de energético

Consumir em excesso a bebida pode causar efeitos adversos; veja os possíveis impactos

O recente caso de uma adolescente de 17 anos que foi parar no hospital após beber 12 latas de energético em um único dia chama atenção para os riscos de se exagerar na dose da bebida.

Mascha K., que é de Zurique, na Suíça, conta que era viciada em energético e que tomava uma lata logo cedo para começar o dia e várias outras no intervalo do trabalho e à noite com os amigos.

O resultado disso foi um desmaio após fortes pontadas no coração. Em suas redes sociais, a jovem detalhou o ocorrido e fez um alerta publicando fotos suas na cama do hospital.

Adolescente deu entrada no hospital após exagerar na dose de energético e desmaiar
Créditos: reprodução/TikTok/Zuerichmascha
Adolescente deu entrada no hospital após exagerar na dose de energético e desmaiar

O contém nos energéticos?

A maioria das bebidas energéticas contêm grandes quantidades de cafeína, além de sódio, açúcar, vitaminas, especialmente a B, taurina, L-carnitina, que atua na geração de energia a partir de ácidos graxos, além de estimulantes considerados legais, como o guaraná.

Riscos de exagerar nos energéticos

O National Health Service (NHS), o maior sistema público de saúde e o mais antigo do mundo, afirma que beber energéticos pode temporariamente deixar as pessoas mais alertas, porém, isso pode afetar algumas pessoas mais do que outras, pois as pessoas têm sensibilidades diferentes.

O efeito pode depender da quantidade que é consumida.

Algumas pessoas podem ser mais sensíveis ao efeito das bebidas energéticas
Créditos: mironaleks/istock
Algumas pessoas podem ser mais sensíveis ao efeito das bebidas energéticas

Mas afinal energéticos são bebidas seguras?

Stephanie Nguyen Lai, médica pediatra da Palo Alto Medical Foundation, organização da Califórnia, nos EUA, diz que a resposta é “não”.

Ela explica que as bebidas energéticas geralmente têm o dobro de cafeína do café e oito vezes mais do que um refrigerante. Portanto, são bebidas nada saudáveis para qualquer pessoa, especialmente para o corpo de um jovem em crescimento.

Segundo o NHS, os níveis de cafeína nessas bebidas variam, mas geralmente há cerca de 80mg de cafeína em uma lata pequena de 250ml. Uma ingestão moderada de cafeína por dia é de cerca de 400 mg.

Exagerar na dose, portanto, pode causar efeitos adversos, como superestimulação, resultando em ansiedade, pânico, dores de cabeça, além de arritmia, como foi o caso da adolescente.

Os especialistas e os órgãos de saúde alertam para que os consumidores precisam estar cientes sobre impacto das bebidas energéticas no corpo, especialmente se tiverem outras condições de saúde que os deixem mais vulneráveis, como doenças cardíacas.

Os órgãos de saúde também orientam que essas bebidas devem ser evitadas por menores de 18 anos, gestantes e indivíduos com sensibilidade à cafeína ou que não a consomem com frequência.