Saiba a relação entre bisfenol A e risco de diabetes em bebês

04/02/2015 15:16 / Atualizado em 06/05/2020 18:39

wp-image-799476
wp-image-799476
O vidro pode ainda ser levado com segurança ao microondas e freezer sem que haja contaminação no produto[/img]

Segundo o estudo, a causa desse malefício é o dano oxidativo do produto no organismo. O stress oxidativo ocorre quando o corpo é exposto a altos níveis de radicais livres, que têm o potencial de prejudicar as células quando elas estão processando oxigênio.

“Essa condição está associada ao desenvolvimento de resistência insulínica e inflamação no organismo, o que aumenta o risco de diabetes e outras doenças metabólicas”, afirma Vasantha Padmanabhan, coautora da pesquisa.

Os pesquisadores recolheram amostras de sangue de 24 grávidas no primeiro trimestre de gravidez para medir os níveis de BPA. Depois as gestantes foram divididas em dois grupos: aquelas que apresentaram baixos níveis de BPA e as que tinham altos níveis da substância.

Foi constatado que as mães expostas a altos níveis de BPA e os seus filhos apresentavam sinais de stress oxidativo no organismo. Além disso, os cientistas tiraram amostras de sangue do cordão umbilical dos bebês ao nascerem para mensurar subprodutos químicos causados pelo stress oxidativo.

Vidro

O vidro é puro, inerte e está livre de disruptores endócrinos, como o bisfenol A. Consuma produtos armazenados em vidro e utilize também o material para conservar bebidas e alimentos na sua cozinha.

O vidro pode ainda ser levado com segurança ao microondas e freezer sem que haja contaminação no produto, como acontece em outros materiais, principalmente quando há alteração de temperatura.

Fonte: Planeta Sustentável