Saiba como o seu corpo reage a diferentes estilos de música

Estilos de música diferentes causam reações diversas no funcionamento do corpo

Reação do corpo reage de forma diferente de acordo com o estilo de música – iStock/Getty Images
Créditos: tixti/istock
Reação do corpo reage de forma diferente de acordo com o estilo de música – iStock/Getty Images

Um estudo recente mapeou como experimentamos diversas sensações no corpo ao ouvir diferentes tipos de música. Ou seja, se você já sentiu o peito doer ao ouvir uma música triste ou muito profunda, isso tem uma explicação. 

Segundo os pesquisadores, as respostas induzidas pela música, sejam elas arrepios ou aumento da frequência cardíaca, variam dependendo do humor da batida.

Por isso, canções tristes evocam uma resposta no coração e na boca do estômago. Da  mesma forma que músicas agressivas podem deixar a cabeça quente.

Como foi feito o estudo?

Para entender a relação entre os fatores, a equipe envolvida no estudo recrutou 2.000 participantes – metade dos quais eram da Europa ou da América do Norte e metade da China.

Durante o experimento, os participantes precisavam ouvir trechos de 36 músicas ocidentais e 36 músicas do Leste Asiático. As músicas pertenciam a seis categorias definidas em parte por um conjunto separado de participantes: alegre, triste, assustadora, terna, agressiva e dançante/groovy.

Os resultados mostram que os participantes viam silhuetas de corpos humanos e precisavam indicar qual região do corpo eles achavam que seria ativada em resposta a diferentes estilos de música.

Assim, os especialistas concluíram que os diferentes estilos musicais causavam sensações corporais muito diferentes. 

Canções tristes ou ternas provocavam sensações na cabeça, no peito e na boca do estômago, enquanto músicas assustadoras ou agressivas mexiam principalmente com a cabeça. Enquanto isso, canções alegres e dançantes eram sentidas principalmente na cabeça e nos pés.

E você, que tipo de música toca o seu coração?