Saiba como reconhecer um comportamento suicida

Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela.

O mais novo lançamento da Netflix, 13 reasons why, trouxe à tona um assunto importantíssimo: o comportamento suicida. Para quem ainda não conhece a série, o enredo traz a história de Hannah Baker, uma adolescente que grava treze fitas antes de se matar. Cada fita é dedicada a uma pessoa que, de acordo com ela, se tornou um dos motivos pelos quais ela decidiu partir.

Por ser um tema de extrema delicadeza, o suicídio não costuma ser discutido com a amplitude que merece. Só para se ter ideia, um dos levantamentos mais recentes sobre tal prática está no Mapa da Violência de 2014. De 2002 a 2012, 5 anos atrás, houve um crescimento de suicídio entre jovens e adolescentes em aproximadamente 15%. E isso só no Brasil.

Depressão

Mas o motivo pelo qual estou falando isso tudo é que o seriado discute nossos comportamentos do dia-a-dia com relação a outras pessoas. Muitos de nossos conhecidos pedem “ajuda” com os olhos, mas de vez em quando somos incapazes de perceber. Seja porque está tudo muito corrido, ou ainda porque a pessoa “faz muito drama”.

A verdade é que todos nós, e eu me incluo nisso, precisamos começar a olhar para o outro, e aprender a deixar nossos próprios umbigos um pouco de lado. E é por isso que hoje vou ensinar a identificar um comportamento suicida, e como fazer para ajudar. Afinal, ele pode estar acontecendo do seu lado, e você não sabe.

Como identificar um comportamento suicida

1 – Fique atenta aos “alarmes verbais”

Bem, eu quero morrer. 
Créditos: Picasa 2.7
Bem, eu quero morrer. 

Normalmente, estamos acostumadas a “relevar” certos comentários que indicam um possível comportamento suicida. Acontece que uma pessoa que pensa em tirar a própria vida vai pedir por socorro de forma inconsciente. Dessa forma, em meio a diálogos e desabafos, ela pode soltar alguns comentários como “quero morrer”, “ninguém liga pra mim”, “por que eu fui nascer” ou “se eu sumir dessa terra ninguém vai notar”.

Quando banalizamos tais avisos verbais, ainda mais com a ajuda da internet e dos famigerados memes, fica difícil identificar um comportamento suicida de verdade. Brincar sobre ‘tirar a própria vida’ é muito pesado, sem falar no fato de que esses comentários normalizam uma ação depressiva que não deveria sequer existir.

Sendo assim, quando alguém começar a soltar frases desse tipo, não encare como ‘um drama’, ou ainda como uma ‘piada’. Escute a pessoa, dê conselhos, pergunte se ela está falando sério e explique a gravidade desses sentimentos. Mostre a essa pessoa que ela não está sozinha, e que ela tem o seu ombro para escorar de vez em quando.

2 – Fique atenta às dificuldades pelas quais pessoa pode estar passando

Eu estou bem.

Continue lendo aqui: Saiba como reconhecer um comportamento suicida

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3