Saiba se o vinagre de maçã pode levar à perda de peso

Antes de aderir a esse fermentado, saiba que a acidez dele pode incomodar se você tiver refluxo, além de causar náuseas

 O vinagre de maçã é muito procurado para perder peso, mas será que realmente funciona?

Um pequeno estudo recente realizado no Líbano observou 120 pessoas com obesidade ou sobrepeso que receberam aleatoriamente um placebo, cinco, 10 ou 15 mL de vinagre de maçã durante 12 semanas.

O grupo que recebeu a dose mais alta de vinagre de maçã viu reduções no peso corporal, alguns até caindo para 16kg. Mas, outros estudos apoiam essas descobertas?

Veja os benefícios do vinagre de maçã e se ele realmente ajuda a perder peso
Créditos: iStock/masa44
Veja os benefícios do vinagre de maçã e se ele realmente ajuda a perder peso

O que é vinagre de maçã?

O vinagre de maçã  é um líquido fermentado feito de suco de maçã. Para fazer, é preciso fermentar o açúcar das maçãs, criando ácido acético – o principal ingrediente do vinagre.

Adiciona-se bactérias e leveduras líquido para iniciar o processo de fermentação alcoólica, que converte os açúcares em álcool. Em uma segunda etapa de fermentação, o álcool é convertido em bactérias acéticas.

Em termos de sabor, o vinagre de maçã tem um sabor forte e ácido com um toque de maçã.

Como funciona o vinagre de maçã para perder peso?

Vamos deixar uma coisa bem clara: a única maneira cientificamente comprovada e comprovada de perder peso é comer menos calorias do que queima (ou entrar em um déficit calórico) e fazer exercícios regularmente para queimar o excesso.

Quanto à forma como o vinagre de maçã pode ajudar nisso, as evidências são escassas.

Um estudo publicado no Journal of Functional Foods, que acompanhou 39 adultos.

A pesquisa descobriu que os participantes que consumiram uma colher de sopa de vinagre de maçã no almoço e no jantar, enquanto cortavam 250 calorias por dia, perderam 3kg em 12 semanas.

Por outro lado, aqueles que cortaram o mesmo número de calorias, mas não consumiram vinagre de maçã, perderam apenas 2kg.

Em outro estudo em Biociências, Biotecnologia e Bioquímica, 144 adultos com obesidade participaram.

Eles precisavam beber um placebo ou uma a duas colheres de sopa de vinagre de maçã diariamente durante 12 semanas.

No final do estudo, aqueles que beberam duas colheres de sopa perderam cerca de 1,8 Kg.

Enquanto isso, aqueles que beberam uma colher de sopa perderam 1,1kg. por outro lado, aqueles que beberam o placebo ganharam um pouco de peso.

No entanto, essas descobertas por si só não provam que o vinagre de maçã funcione como um derretimento mágico de gordura.

Esses estudos envolveram em populações muito pequenas. No entanto, os resultados consistentes indicam que o vinagre de maçã pode ser uma ferramenta benéfica na redução do peso corporal.

O vinagre de maçã traz outros benefícios à saúde?

Mais pesquisas são necessárias para confirmar os benefícios para a saúde, mas há mais evidências sobre seu potencial para o controle do açúcar no sangue.

Estudos demonstraram que beber vinagre de maçã pode melhorar a função da insulina e diminuir o açúcar no sangue quando consumido após as refeições.

Uma revisão de 2021 também descobriu que o consumo de vinagre pode beneficiar o estado glicêmico em adultos.

Outros benefícios do vinagre de maçã

Traz saciedade

A saciedade provocada pelo vinagre é normalmente devido ao retardo no esvaziamento gástrico, que acontece quando a digestão fica mais lenta, deixando você mais saciado por mais tempo. 

Um estudo do Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics descobriu que os participantes que beberam o líquido fermentado antes de uma refeição consumiram até 275 calorias a menos durante o resto do dia. Mas, novamente, as razões por trás disso são obscuras.

Pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares

Além do mais, um estudo de 2014 do Journal of Food Science sugere que os vinagres, como o vinagre de maçã, podem ajudar a reduzir os efeitos do diabetes e prevenir doenças cardiovasculares. Isso tudo graças à sua atividade antioxidante.

O vinagre de maçã contém altos níveis de um polifenol chamado ácido clorogênico, que pode ajudar a melhorar a saúde do coração ao inibir a oxidação do colesterol LDL ruim.

No entanto, vale citar que  ele pode causar náusea ou dor de estômago. E como todo vinagre, sua alta acidez pode irritar a garganta e danificar o esmalte dos dentes.