São Paulo registra 1º caso positivo da variante Delta da covid-19

Segundo a Prefeitura da capital paulista, o infectado é um homem de 45 anos que está sendo monitorado pela UBS

A Prefeitura de São Paulo informou, nesta segunda-feira, 5, em comunicado emitido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que o primeiro caso da variante Delta a covid-19 foi identificado no município.

São Paulo registra 1º caso positivo da variante Delta da covid-19
Créditos: Istock/xavierarnau
São Paulo registra 1º caso positivo da variante Delta da covid-19

Segundo a Prefeitura, um homem de 45 anos testou positivo e está em monitoramento pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região em que mora. Ainda de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, outras três pessoas da família (mulher, enteado e filho) também estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde da mesma UBS.

O monitoramento das variantes na capital é realizado por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica, com cerca de 250 amostras semanais que seguem para análise do laboratório do Instituto Butantan, onde é realizado o sequenciamento genético. Desde o início da pandemia, até 26 de junho, foram monitoradas 2.095.654 pessoas.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou, em 20 de junho, que o Hospital Geral de Guaianases, na Zona Leste, irá atender exclusivamente pacientes com a variante delta da covid-19. A decisão foi tomada em conjunto com o governo do estado, que é o responsável administrativo do hospital.

A variante delta foi identificada no Brasil a primeira vez tem cerca de um mês.Um homem de 32 anos que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, em 22 de maio, e seguiu para o Rio de Janeiro. Ele é de Campos dos Goytacazes, no Rio, e o diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz.

A variante delta já é responsável por pelo menos duas mortes no país. Ela tem se tornado a cepa dominante em todo o mundo, segundo a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan.