São Paulo tem primeiro caso de reinfecção por covid-19 confirmado

Mulher voltou a testar positivo para covid-19 145 dias após o primeiro diagnóstico

O governo de São Paulo confirmou na noite desta quarta-feira, 16, o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus do estado.

A paciente é uma mulher de 41 anos, residente de Fernandópolis, região de São José do Rio Preto. Ela desenvolveu a doença em junho, com resultado positivo em exame laboratorial. Depois de curada, ela voltou a testar positivo em novembro, 145 dias após o primeiro diagnóstico.

Estado de SP tem primeiro registro de reinfecção por covid-19 confirmado
Créditos: RyanKing999/istock
Estado de SP tem primeiro registro de reinfecção por covid-19 confirmado

Os dois exames foram analisados pelo laboratório regional do Lutz de São José do Rio Preto. O Laboratório Estratégico do Instituto Central, localizado na capital, fez o sequenciamento do genoma completo e identificou que se tratam de duas linhagens distintas do vírus, o que pode justificar a reinfecção.

Este é o segundo caso confirmado de reinfecção no Brasil. O primeiro foi registrado em uma profissional da área da saúde, de 37 anos, moradora de Natal, no Rio Grande do Norte.

A primeira infecção aconteceu em junho, quando um teste de RT-PCR apontou a doença. Em outubro, depois de recuperada, ela voltou a apresentar os sintomas da covid-19, que foi confirmada por um novo teste.