Segredo da atração vai além do que olhos podem ver, diz estudo
Quem nunca deu aquela caprichada no visual na hora de sair pra paquerar, encontrar o crush ou passear com o mozão? Tudo bem caprichar no look, mas saiba que existem outros sentidos, além da visão, que influenciam muito quando o assunto é atração.
Estudo publicado esta semana, 22, no Frontiers in Psychology apontou que voz e cheiro da pessoa impactam bastante.
A pesquisa, realizada por estudiosos da Universidade de Wroclaw, na Polônia, avaliou artigos científicos dos últimos 30 anos sobre o poder de sedução desses dois elementos.
- Estudo aponta 2 doenças que podem levar à demência; saiba como evitar
- Jeito de andar pode dizer se uma pessoa tem depressão
- Tomar isso de manhã pode ajudar a eliminar gordura da barriga, diz estudo
- Estas profissões são mais propensas à demência, diz estudo
“Recentemente, a maioria dos estudos se concentrou na atratividade visual. No entanto, a literatura sobre outros sentidos e seu papel nas relações sociais tem crescido rapidamente e não deve ser negligenciado”, diz Agata Groyecka, autora do artigo científico e pesquisadora da Universidade de Wroclaw.
Alguns desses estudos apontam que pessoas conseguem acertar características de outros como se são dominadores ou cooperativos, o estado emocional e até mesmo como são seus corpos, apenas ouvindo suas vozes. Em outras pesquisas, pessoas puderam deduzir corretamente informações semelhantes baseadas apenas no perfume dos outros.
Ainda segundo a publicação, análises recentes de imagem cerebral sugerem que a combinação de visão e cheiro, por exemplo, parecem ser sinérgicas, produzindo sensações numa escala mais forte do que se somássemos os efeitos delas individualmente.
“Perceber os outros através de todos os três canais dá uma variedade mais confiável e mais ampla de informações sobre eles”, completa Groyecka.