Seis dicas para aliviar situações de estresse
O estresse faz parte do cotidiano de grande parte das pessoas. Ele pode ser caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação e nervoso e pode ser motivado por diversos fatores.
Neste sentido, o site ‘The Daily Mail’ divulgou uma lista de seis dicas para aliviar o estresse:
- Lave as mãos com água morna
A ação faz com que, imediatamente, o sistema nervoso parassimpático se acalme. Isso pode ser feito com banhos regulares a base de sais com calmantes adicionais, mas em um momento de um evento estressante, retire-se e lave as mãos com água morna para recuperar a compostura.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Mastigar chiclete
Uma pesquisa comprovou que mascar chiclete reduz os níveis de estresse no corpo. A goma de mascar é considerada um calmante natural para o sistema nervoso, além de ajudar a descontrair a mandíbula que se retrai em situações de estresse.
- Descontrair as sobrancelhas
Ficar com a testa franzida em resposta ao nível de estresse ajuda a aumentar o fluxo de sangue ao redor do cérebro, causando dores de cabeças tensionais ao redor dos templos ou testa. A dica é descontrair a sobrancelha para ajudar a aliviar a tensão do momento.
- Comer uma salada
A salada pode não parecer a opção mais atraente para esse momento, mas ela pode ajudar a controlar o nível de estresse. O alface é responsável por liberar níveis sedativos para o organismo, o que ajuda a controlar os sintomas.
- Tire os sapatos
Calçar sapatos contraem a circulação dos pés e afetam o sistema de músculos da região. Tirar os calçados e fazer exercícios com os dedos dos pés é uma atividade muscular pequena que ajuda a relaxar.
- Abraçar
Um abraço libera a oxitocina, um hormônio calmante que ajuda ambas as partes a relaxarem.
Veja mais quatro dicas. Leia a matéria completa, em inglês.