Selena Gomez revela que tem Lúpus; saiba mais sobre a doença
A cantora e atriz Selena Gomez, de 23 anos, revelou em entrevista à revista norte-americana ‘Billboard‘ que tem Lúpus. O lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido apenas como lúpus, é uma doença inflamatória autoimune que pode afetar de modo lento ou progressivo a pele, articulações, rins, cérebro, entre outros órgãos.
As doenças autoimunes são aquelas que ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Para explicar as principais dúvidas sobre o Lúpus, o site ‘Minha Vida‘, parceiro do Catraca Livre, publicou uma matéria com as causas, sintomas e tratamentos para a doença.
Confira um trecho:
- Falta de zinco: aprenda a identificar os sintomas e saiba como tratar a tempo
- 5 doenças que podem causar sede excessiva
- Estes sinais podem indicar doença silenciosa no fígado
- Sofrendo com inchaço? Pode ser ‘barriga de cortisol’; saiba como evitar
Existem três tipos de lúpus:
Lúpus discoide
A inflamação é sempre limitada à pele. Este tipo pode ser identificado a partir do surgimento de lesões cutâneas avermelhadas que costumam aparecer no rosto, na nuca ou também no couro cabeludo.
Lúpus sistêmico
A inflamação ocorre no organismo, comprometendo vários órgãos ou sistemas do corpo não sendo restrito a pele. Algumas pessoas com lúpus discoide podem evoluir para a forma sistêmica. Os sintomas causados por este tipo da doença dependem do local da inflamação como rins, coração, pulmões e até ao sangue, além das lesões cutâneas e às articulações.
Lúpus induzido por drogas
Algumas drogas ou medicamentos podem provocar uma inflamação temporária enquanto do seu uso e provocar sintomas que são muito parecidos com os do lúpus sistêmico. As manifestações desaparecem com o parar do uso.
Causas
O lúpus ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente o causa esse comportamento anormal, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como genética e meio ambiente.
Esses mesmos estudos mostram que pessoas com pré-disposição ao lúpus podem desenvolver a doença ao entrar em contato com algum elemento do meio ambiente capaz de estimular o sistema imunológico a agir de forma errada. O que a ciência ainda não sabe é quais são todos esses componentes. Os pesquisadores, no entanto, têm alguns palpites:
Luz solar: a exposição à luz do sol pode iniciar ou agravar uma inflamação préexistente a desenvolver lúpus
Medicamentos: lúpus também pode estar relacionado ao uso de determinados antibióticos, medicamentos usados para controlar convulsões e também para pressão alta. Pessoas com sintomas parecidos com os do lúpus geralmente param de apresentar quando interrompem o uso.
Leia o artigo na íntegra e saiba mais sobre a doença.