Semente ajuda a diminuir ansiedade e insônia, segundo a medicina

Entenda por que a semente, segundo a medicina, ajuda a combater sintomas da ansiedade e insônia

Vale destacar que a semente de girassol não é uma cura definitiva para ansiedade e insônia, mas pode contribuir no tratamento. Por isso, busque orientação médica para um diagnóstico ou tratamento – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Vale destacar que a semente de girassol não é uma cura definitiva para ansiedade e insônia, mas pode contribuir no tratamento. Por isso, busque orientação médica para um diagnóstico ou tratamento – iStock/Getty Images

Aliada no combate à ansiedade e insônia, a semente de girassol é rica em gorduras saudáveis, proteínas, fibras e antioxidantes. Originária da América do Norte, os nutrientes da semente oferecem diversos benefícios à saúde, incluindo a capacidade de promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono.

Propriedades da semente de girassol e seus benefícios: 

Magnésio

A semente de girassol é uma excelente fonte de magnésio, um mineral que desempenha um papel vital na regulação do sistema nervoso. O magnésio auxilia na redução do estresse e ansiedade, contribuindo para uma sensação de calma e bem-estar.

Fibras

As fibras presentes na semente auxiliam na digestão e na sensação de saciedade, evitando picos de açúcar no sangue que podem levar a oscilações de humor.

Triptofano

A semente de girassol contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, conhecida como “hormônio do prazer”. A serotonina ajuda a regular o humor, reduzindo a ansiedade e promovendo um estado de relaxamento, o que pode contribuir para uma noite de sono mais tranquila.

Vitamina B6

A presença da vitamina B6 na semente é importante para a produção de neurotransmissores, como a serotonina e a melatonina, que são essenciais para regular o sono e o humor.

Semente de girassol: Como consumir?

Existem várias formas de incluir a semente de girassol na dieta para aproveitar seus benefícios. A ingestão de 30g da semente por dia é o suficiente.

Você pode usar a semente em saladas, cereais, iogurtes, vitaminas, sucos ou massas. Além disso, você pode comer o petisco com frutas ou fazer manteiga e farinha de girassol.

Normalmente, essa semente é encontrada em supermercados ou lojas de produtos naturais.

Evite o consumo excessivo da semente de girassol

Apesar dos diversos benefícios, o consumo excessivo da semente pode acarretar em alguns problemas de saúde. Por ser calórica, seu consumo em grandes quantidades pode levar ao ganho de peso.

Além disso, algumas pessoas podem apresentar alergia a sementes oleaginosas, incluindo a semente de girassol. Portanto, é preciso ter moderação e atenção a possíveis reações adversas.