Será que peguei alguma coisa? Como identifico uma IST?
Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela
Vem cá e senta aqui do meu ladinho que hoje temos um assunto muito importante para conversarmos: IST. Pra esse papo, vou chamar aqui a caríssima Dra. Carolina Lázari, assessora médica em infectologia do Fleury Medicina e Saúde.
ISoquê?
Pra quem tá achando que eu cometi um erro de digitação, relaxa. Tá tudo certo. IST uma sigla que significa Infecção Sexualmente Transmissível. Você deve conhecê-la como a famosa DST (Doença Sexualmente Transmissível). Mas olha, não precisa se confundir e achar que tudo vai mudar agora. É só uma questão de mudança de terminologias, e a Dra. Carolina pode nos ajudar e entender isso melhor:
“O termo IST é mais adequado do que DST. O ‘D’, de ‘DST’, vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as ‘Infecções’ podem ter períodos assintomáticos (que podem ocorrer no caso de HIV, Sífilis, Herpes genital e Condiloma acuminado, por exemplo), ou se mantém assintomáticas durante toda a vida do indivíduo (como em casos de infecção pelo HPV e vírus da Herpes).
Além disso, a sigla IST já era utilizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos principais Organismos que lidam com a temática das infecções sexualmente transmissíveis ao redor do mundo desde novembro de 2016″.
Ou seja: um dos perigos das ISTs mora aí: algumas delas podem apresentar sintomas anos depois, ou nunca apresentar. É por isso que o uso da camisinha em todos os períodos da nossa vida (e não só no carnaval) é fundamental.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Ok. Mas, afinal, como saber se você pegou, então, uma IST?
Será que todas elas têm algum sintoma em comum? Bem, nisso a Dra. Carolina também pode nos ajudar.
Continue lendo aqui: Será que peguei alguma coisa? Como identifico uma IST?