Sete maneiras de usar a natureza para combater o estresse
Usar a natureza a seu favor é uma ótima alternativa para relaxar e espantar o estresse. Ações simples como passear em parques arborizados, ouvir sons da natureza ou andar com os pés descalços na terra podem trazer benefícios para a saúde e bem-estar.
Com a ajuda de médicos e especialistas, o site Minha Vida listou sete maneiras de usar a natureza para combater o estresse.
Confira:
- Câncer de pulmão: sintomas e fatores de risco cruciais para você saber
- Infecção urinária: 4 chás naturais para combater a doença
- Como reduzir o estresse pela manhã: 5 dicas para regular o cortisol no organismo
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
Ter contato com animais
“Tem sensação melhor do que chegar em casa e esbarrar no seu cachorro, de língua de fora e rabo abanado de felicidade? O contato com um animal, seja de estimação ou não, é uma ótima forma de se distrair e de estimular a afetividade. ‘Muitas pessoas têm dificuldade de dar e receber carinho de outros seres humanos’, afirma o neurocientista Alexandre Monteiro, coordenador do Projeto Animallis, que faz terapia assistida com animais em idosos com demências, como Alzheimer, e depressão. ‘O contato com animais pode funcionar como uma ponte para trabalhar as emoções, aumentando a sensação de segurança, a socialização e a motivação.’”
Aromas naturais
“O cheiro de terra molhada, flores, madeira e diversos outros elementos da natureza pode tanto aumentar a disposição como promover relaxamento. A aromaterapia é uma técnica que combina esses diferentes aromas naturais e indica os melhores para cada situação. ‘Existem aromas que são estimulantes, ou seja, auxiliam na oxigenação e na circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas e o excesso de gás carbônico”, afirma a aromaterapeuta e psicóloga Sâmia Maluf, da By Samia Aromaterapia. “Com esse verdadeiro ‘arrastão’, o organismo recupera as suas funções normais e acaba com a lentidão e o cansaço causados pelo estresse.’”
Andar com os pés na terra
“A prática de usar os pés para aumentar o bem-estar já foi encontrada em diferentes civilizações há centenas de anos. ‘No Japão, no século XII, os samurais cortavam bambus e andavam sobre eles para fortalecer a perseverança’, afirma a terapeuta corporal Alda Martinelli, de São Paulo. A aplicação de pressão nos pés tem apelo terapêutico nos dias de hoje: serve para revitalizar, energizar e até prevenir e curar problemas nos ossos, músculos e circulação.
Ao reservar alguns minutinhos do dia para caminhar com os pés descalços na terra, você sente melhor as diferentes superfícies e temperaturas. ‘Com isso, você mobiliza a musculatura tensionada ou enfraquecida, promovendo relaxamento e revigorando outras partes do corpo por reflexo de pontos presentes no pé’, explica a terapeuta.”
A lista completa está no site Minha Vida.