Seus pés podem revelar sinal de colesterol alto; saiba reconhecer

Colesterol elevado representa um risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais

O colesterol alto é frequentemente denominado de “assassino silencioso”, devido à sua natureza assintomática. Todavia, há ocasiões em que este aglomerado de substâncias gordurosas pode manifestar-se através de um sintoma visível nos pés. Este fenômeno ocorre quando o LDL (conhecido como colesterol ruim) endurece e estreita as artérias dos membros superiores e inferiores, condição esta conhecida como Doença Arterial Periférica (DAP).

Quando a DAP se instala, diversos sintomas podem se manifestar. O mais clássico e frequente é a dor nas pernas, que pode ser localizada em regiões específicas, como a panturrilha, a coxa ou o pé, levando a cãibras, inchaço e dor constante.

Sinal de colesterol alto pode aparecer nos pés
Créditos: Toa55/istock
Sinal de colesterol alto pode aparecer nos pés

Como identificar a Doença Arterial Periférica?

Além da dor localizada na perna, estão entre os sintomas da DAP:

  • Frio na parte inferior da perna ou pé, especialmente quando comparado com o outro lado;
  • Dormência ou fraqueza nas pernas;
  • Pulso fraco ou ausente nas pernas ou pés;
  • Dores ou desconforto em um ou ambos os quadris, coxas ou panturrilhas após realizar atividades físicas, como caminhar ou subir escadas;
  • Mudanças na cor da pele das pernas;
  • Crescimento mais lento ou perda de cabelo nas pernas;
  • Crescimento lento de unhas nos pés;
  • Dor ao usar os braços, tal como dor e cãibras ao tricotar, escrever ou realizar outra atividade manual.

Como se prevenir do colesterol alto?

Com o alto risco que o colesterol elevado representa para o desenvolvimento de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, é imprescindível saber como preveni-lo. Existe uma variedade de métodos que você pode adotar para controlar seus níveis de colesterol e manter sua saúde em dia.

A alimentação é a primeira e mais importante medida a ser tomada. Ao reduzir ou eliminar completamente o consumo de gordura saturada, como frituras, alimentos industrializados e fast-foods, você conseguirá manter o colesterol em níveis adequados. Em vez disso, opte por fontes saudáveis de gorduras, como abacate, nozes e azeite de oliva.

Existe tratamento para colesterol alto?

Além da alimentação, outras mudanças no estilo de vida também são fundamentais. A prática regular de atividades físicas, a manutenção de um peso corporal saudável, parar de fumar e a moderação no consumo de álcool são ações que contribuirão para a redução dos níveis de colesterol.

No entanto, para casos mais graves em que os níveis de colesterol são muito altos, o uso de medicamentos, como as estatinas, poderá ser indicado pelo seu médico para auxiliar no controle da condição.