Sexo pode causar tipos raros de dor de cabeça
Alguns tipos raros de dores de cabeça só ocorrem durante o ato sexual, mas é preciso estar alerta aos sintomas, pois eles podem indicar alguma doença grave como um sangramento cerebral. Essas cefaleias ligadas ao sexo são chamadas de cefaleias pré-orgásticas e orgásticas.
O site Minha Vida publicou um artigo com informações essenciais sobre as dores de cabeça que ocorrem por causa do sexo e resolvemos replicar aqui.
Veja um trecho da matéria:
- Coceira constante nas partes íntimas pode indicar um câncer raro
- Dor de cabeça pode ser sinal de aneurisma cerebral
- Mpox: os primeiros sinais da infecção para se observar
- Como identificar as erupções cutâneas de mpox
A cefaleia pré-orgástica ocorre durante a relação sexual, com sua intensidade aumentando conforme a excitação sexual aumenta. Costuma ocorrer na cabeça toda e região cervical. A cefaleia orgástica ocorre de maneira súbita no exato momento do orgasmo, como uma dor explosiva e de forte intensidade.
Não se sabe ainda porque essas cefaleias ocorrem, mas a cefaleia pré-orgástica parece estar ligada a uma excessiva contração muscular na região da cabeça e pescoço durante o ato sexual. Já as cefaleias orgásticas podem acontecer devido à contração dos vasos sanguíneos da cabeça, durante e logo após o orgasmo.
Essas cefaleias acometem mais os homens que as mulheres, sendo mais comum entre os 20 e 40 anos. Tendem a ter curta duração, mas podem durar ate 24 horas e requerer tratamento medicamentoso. É mais comum em pessoas que tenham enxaqueca e cefaleia do tipo tensional, indivíduos com obesidade e/ou muito estressados.
As dores de cabeça não necessariamente ocorrem em todas as relações sexuais. A frequência pode variar de individuo para individuo, sendo que alguns podem apresentar essas cefaleias esporadicamente, mas outros podem apresentar em todas as relações sexuais.