Sinais na pele podem te alertar sobre colesterol alto; aprenda a identificar

Antes mesmo do exame de sangue detectar o colesterol alto, é possível identificar algumas mudanças na pele

Como identificar colesterol alto na pele
Créditos: iStock/Photodjo
Como identificar colesterol alto na pele

De forma geral, as pessoas costumam ser surpreendidas com o diagnóstico de colesterol alto ao fazerem exames de sangue de rotina.

Porém, prestar atenção em algumas mudanças que ocorrem no corpo pode te ajudar a identificar sinais de que os níveis de colesterol ou triglicerídios estão altos.

Muita gente não sabe, mas existem sintomas específicos que ocorrem quando há um acúmulo de colesterol sob a pele. Embora alguns desses sinais não representem motivo para alarme, outros podem ser motivo de preocupação. Portanto, é sempre importante estar atento ao nosso corpo e à nossa saúde.

Aprenda a identificar os xantomas

Os xantomas são acúmulos de colesterol, ou seja, gordura, sob a pele e tendões. Existem diferentes categorias de xantomas que podem se manifestar de diversas formas na pele.

O primeiro é o xantoma eruptivo, que ocorre quando de repente aparecem na pele vários caroços cheios de depósitos de gordura, que parecem uma erupção.

O segundo tipo de xantoma é o tuberoso, que aparece comumente em nódulos que se manifestam nos joelhos, cotovelos e nádegas. Em algumas pessoas, o xantoma pode aparecer sob forma de verrugas que surgem no interior da boca ou, às vezes, nos genitais.

Xantelasma também pode aparecer

O xantelasma é a forma mais comum de xantoma plano. Geralmente, ele se manifesta como uma mancha macia de caroços amarelados que aparecem em volta dos olhos.

Normalmente, as zonas mais afetadas são os cantos dos olhos mais próximos do nariz. Já a psoríase, que é uma doença autoimune da pele, também pode estar ligada ao colesterol alto.

Embolismo provocado pelo colesterol

O embolismo provocado pelo colesterol ocorre quando cristais compostos por colesterol e outras substâncias se desprendem de suas origens e se espalham pelas principais artérias do corpo.

O fenômeno pode provocar danos e sintomas na pele como úlceras nas pernas, gangrena e dedos dos pés azuis ou roxos.

O embolismo provocado pelo colesterol também pode causar o livedo reticular, um termo usado para se referir a manchas vermelhas ou azuladas semelhantes a uma rede por dentro da pele.


Ao identificar alguns destes sintomas, a orientação é procurar um médico para avaliação e identificação da causa dessas manifestações no corpo.

Diante disso, nunca se esqueça: a melhor forma de prevenir o colesterol alto é mantendo uma vida ativa e com uma alimentação balanceada.