Sinal importante para demência pode aparecer até dez anos antes do diagnóstico

Segundo pesquisadores, esse sinal pode ser observado até 10 anos antes do diagnóstico

Por Maíra Campos em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
19/10/2024 18:32 / Atualizado em 21/10/2024 14:30

A demência com corpos de Lewy é a perda progressiva da função mental,  com alucinações visuais recorrentes e dificuldade de movimentação semelhante à doença de Parkinson. Um sinal de alerta da condição pode aparecer durante o sono.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS), do Reino Unido, esse tipo de demência é causado por depósitos de proteínas anormais chamadas corpos de Lewy dentro das células cerebrais. Essas proteínas se acumulam em áreas do cérebro responsáveis ​​pela memória e movimento muscular.

Sinal de alerta de demência pode aparecer durante o sono
Sinal de alerta de demência pode aparecer durante o sono - cyano66/istock

O risco da doença é maior em pessoas acima dos 60 anos, mas pesquisadores da Mayo Clinic concluíram que os primeiros sinais podem aparecer até 10 anos antes do diagnóstico.

Ainda segundo a equipe de pesquisa, há uma forte ligação entre a demência e o distúrbio do sono REM.

Esse distúrbio do sono refere-se a uma pessoa que representa fisicamente sonhos vívidos, muitas vezes desagradáveis, com sons vocais e movimentos súbitos de braços e pernas durante o sono REM.

Os cientistas concluíram que o preditor mais forte do desenvolvimento de demência com corpos de Lewy é se a pessoa apresenta essas manifestações do sonho durante o sono.

O relatório afirmou que “os pacientes têm cinco vezes mais chances” de ter a demência se experimentarem essa condição, em comparação com outros fatores de risco, como alucinações e cognição flutuante.

De acordo com o estudo da Mayo Clinic, essa ligação parece ser mais forte em homens que em mulheres.

Distúrbio do sono REM

O distúrbio do sono REM ocorre como resultado da perda da paralisia muscular formal esperada na fase REM.

Durante o estágio de sono REM, que acontece várias vezes durante a noite, o corpo deve ficar parado. É nessa fase do sono que uma pessoa sonha.

Durante o distúrbio de sono REM, a pessoa pode gritar, chorar, dar socos ou pontapés
Durante o distúrbio de sono REM, a pessoa pode gritar, chorar, dar socos ou pontapés - Tero Vesalainen/istock

Embora esse estudo sugira que existe uma forte ligação entre as duas condições, é importante observar que nem todos com distúrbio comportamental do sono REM é um decreto para a demência.

O que a pesquisa inicial descobriu, no entanto, é que cerca de 75%  a 80% dos homens com a demência com corpos de Lewy avaliados tiveram distúrbios do sono REM.

Sintomas do distúrbio do sono REM

Quando esse distúrbio acontece, a pessoa pode gritar, chorar, dar socos ou pontapés, além de fazer ruídos inconstantes. Geralmente a pessoa consegue se lembrar de seu sonho quando acorda durante um episódio do distúrbio.