Síndrome de Fowler faz mulher ficar um ano sem fazer xixi

Condição dificulta o relaxamento dos músculos da bexiga e afeta mais mulheres jovens

Uma jovem de 30 anos, de Londres, na Inglaterra, ficou um ano sem conseguir fazer xixi de maneira natural, por mais que ingerisse líquido. A condição foi diagnosticada como síndrome de Fowler.

Elle Adam procurou um hospital depois de notar dificuldade em urinar. Os médicos que a avaliaram constataram ela tinha 600ml de urina na bexiga, quantidade que geralmente ultrapassa a capacidade.

Síndrome de Fowler faz mulher ficar um ano sem fazer xixi
Créditos: reprodução/SWNS
Síndrome de Fowler faz mulher ficar um ano sem fazer xixi

As bexigas femininas geralmente conseguem reter até 500ml e as masculinas até 700ml de urina.

A solução, então, foi colocar Elle um cateter de emergência na esperança de drenar um pouco da urina de sua bexiga.

Os exames apontaram que o sistema urinário dela estava funcionando. Apenas oito meses depois, após uma longa investigação, ela foi informada de que provavelmente sofria de uma condição conhecida como síndrome de Fowler.

Elle usava um cateter para drenar a urina
Créditos: reprodução/SWNS
Elle usava um cateter para drenar a urina

Síndrome de Fowler

De acordo com a organização National Library of Medicine, a síndrome de Fowler é um problema clínico relativamente raro, que normalmente afeta mulheres jovens.

O problema acontece quando o esfíncter, músculo responsável por segurar e soltar o xixi, é incapaz de relaxar, liberando a passagem da urina.

A condição é causada por espasmos do esfíncter uretral externo, uma faixa de músculo que abre e fecha na saída da bexiga. Pode ocorrer após um procedimento cirúrgico, parto, uso de opiáceos ou outra condição médica, como alterações hormonais características  da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Atualmente, a neuromodulação sacral é a única intervenção que pode restaurar um padrão de micção atípico. Foi esse o tratamento feito por Elle. O procedimento atua como um marca-passo para os músculos intestinais que estimulam a bexiga, para que funcionem normalmente.

A intervenção cirúrgica, no entanto, não solucionou completamente a condição dela. Atualmente, Elle ainda depende do cateter em cerca de 50% do tempo.

Quais são os sintomas da síndrome de Fowler?

A gravidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa. Algumas mulheres apresentam retenção completa, enquanto outras apresentam dificuldade em urinar com uma quantidade residual deixada na bexiga.

Infecções urinárias frequentes podem ser um problema para mulheres que sofrem da Síndrome de Fowler devido ao fato de a bexiga não se esvaziar adequadamente.

Algumas mulheres também podem sentir dores nas costas, nos rins e suprapúbicas, juntamente com sangue na urina. Espasmos da bexiga também podem ser um problema.