Entenda a síndrome diagnosticada no filho de Giovanna Ewbank

Condição afeta sentidos básicos, como audição, olfato, paladar, visão e tato

A atriz e influenciadora Giovanna Ewbank, esposa de Bruno Gagliasso, revelou uma síndrome diagnosticada no filho, Bless, de 8 anos.

Em conversa em um episódio do podcast “Quem Pode, Pod”, comandado por ela e Fernanda Paes Leme no YouTube, ela disse que o menino é portador do transtorno do processamento sensorial, uma condição em que os sentidos ficam mais aguçados.

Giovanna Ewbank diz que filho, Bless, foi diagnosticado com transtorno do processamento sensorial
Créditos: reprodução/Instagram/gioewbank
Giovanna Ewbank diz que filho, Bless, foi diagnosticado com transtorno do processamento sensorial

“Durante a pandemia, o Bless começou a ficar muito aéreo [fazendo] algumas coisas que eu achava um pouco estranho, e comecei a achar que ele poderia ter um grau de autismo, até que uma médica em São Paulo o diagnosticou com uma síndrome sensorial. Ele ouve mais do que nós todos, ele sente mais, sente mais cheiro”, explicou.

Ela admitiu que inicialmente achou que era frescura do filho e, após descobrir a síndrome, chegou a sentir culpada.

“A gente teve que entender, observar, se adaptar. E hoje, o Bless vive com essa síndrome sensorial muito bem. Mas foi preciso o meu olhar, o olhar do Bruno, o olhar de vários médicos para que a gente entendesse a condição do Bless. Eu poderia pensar que era frescura pelo resto da vida”, disse.

Transtorno do processamento sensorial

O Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) é uma condição que afeta a forma como o cérebro processa as informações sensoriais (estímulos). As informações sensoriais incluem coisas que você vê, ouve, cheira, prova ou toca.

Essa síndrome pode afetar todos os seus sentidos, ou apenas um. Quem a possui geralmente é excessivamente sensível a estímulos que outras pessoas não são. No entanto, o distúrbio também pode causar o efeito oposto. Nesses casos, são necessários mais estímulos para impactar a pessoa.

Alguns médicos dizem que esse transtorno é um sintoma de outros distúrbios – como transtorno do espectro autista, hiperatividade, transtorno de déficit de atenção, ansiedade etc. – e não um distúrbio em si.

Outros médicos acreditam que a criança pode sofrer de TPS sem ter outro distúrbio.

A causa exata do problema ainda não foi identificada. Mas um estudo de 2006 com gêmeos descobriu que a síndrome pode ter um forte componente genético.

Sinais e sintomas do TPS

A síndrome pode manifestar-se de maneiras diferentes em cada pessoa. Nem todos os sintomas são apresentados, mas os principais incluem:

  • Resposta extrema ou medo de ruídos súbitos, agudos, altos ou metálicos (descarga de vasos sanitários, som de talheres batendo, etc.)
  • Pode perceber ou se distrair com ruídos de fundo que os outros parecem não ouvir
  • Medo de ser tocado de surpresa
  • Parece ter medo de multidões
  • Evita ficar perto de outras pessoas
  • Hipersensibilidade a odores e certos tecidos
  • Tem pouco equilíbrio e pode tropeçar ou cair com frequência