Síndrome que descasca pele faz mulher perder todas as digitais

O lado obscuro dos esteroides; conheça a história de Nerys Phillips

A batalha incansável contra o eczema deixou a britânica Nerys Phillips em uma condição devastadora conhecida como síndrome da manga vermelha ou síndrome do vício em esteroides.

Após mais de 20 anos usando medicamentos à base de esteroides, a residente de Swansea, no País de Gales, experimentou em sua própria pele as consequências do abuso dessas substâncias.

Síndrome que descasca pele faz mulher perder todas as digitais
Créditos: Arquivo pessoal
Síndrome que descasca pele faz mulher perder todas as digitais

Mulher com síndrome que faz pele descascar perde todas as digitais

A interrupção do uso do medicamento no início de 2023 desencadeou uma reação adversa extrema que a impediu de realizar atividades rotineiras, como segurar uma colher sem sentir dor.

Os esteroides causam uma reação tão intensa que, segundo Phillips, sua pele fica tão inchada que o simples toque de um ente querido causa desconforto extremo.

O que é a síndrome da manga vermelha?

A síndrome do vício em esteroides surge como resposta do corpo após a interrupção prolongada do uso de medicamentos à base de esteroides.

Nessa condição, podem surgir sintomas como inchaço e erupções cutâneas dolorosas, que podem levar a ulcerações graves. No caso de Phillips, o simples ato de tocar em objetos comuns, como chaves de carro ou tomates, desencadeia uma reação alérgica imediata.

Em que medida os esteroides afetam a vida cotidiana?

As implicações para Nerys Phillips foram tão intensas que ela não consegue mais usar sua digital para desbloquear o celular, pois a pele da ponta dos dedos descamou tanto que seus padrões não são mais reconhecidos.

Até atividades corriqueiras, como dormir uma noite inteira, tornaram-se desafios devido à constante coceira e sensação de frio.

Existe alguma maneira de aliviar os sintomas?

Para tratar os duros sintomas dessa síndrome, Phillips adotou remédios naturais: ela utiliza óleos de coco e de fígado de bacalhau para aliviar a pele ressecada e escamosa. A britânica defende fortemente a conscientização sobre os efeitos colaterais do uso excessivo de esteroides tópicos e como a condição pode ser evitada.

“Eu diria a qualquer pessoa com eczema, tente tratá-lo naturalmente, descubra quais são seus alérgenos e use remédios naturais. Nunca use creme esteroide. Olhando para trás, eu poderia tratá-lo com remédios naturais, como banhos de sal de mar”, argumenta Phillips.

Alinhado com a experiência de Nerys, o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) alerta que interromper o uso de corticosteroides tópicos após um longo período – geralmente mais de 12 meses em adultos – pode desencadear uma reação de abstinência. Além disso, vermelhidão, queimação, picadas e descamação da pele ou feridas abertas podem fazer parte dos sintomas.