Síndrome rara faz cabelo de menino estar sempre arrepiado 

Condição extremamente rara, síndrome do cabelo impenetrável tem aproximadamente 100 casos em todo o mundo

Condição extremamente rara, síndrome que deixa cabelo arrepiado tem aproximadamente 100 casos em todo o mundo – Reprodução
Créditos: reprodução/Instagram/uncombable_locks
Condição extremamente rara, síndrome que deixa cabelo arrepiado tem aproximadamente 100 casos em todo o mundo – Reprodução

Cabelo impenetrável dá nome à condição extremamente rara que acomete o pequeno Lock Sample, de apenas dois anos, deixando o cabelo frágil e constantemente arrepiado. O pequeno é um dos poucos 100 casos conhecidos no mundo, o que o tornou um fenômeno das redes sociais.

O menino nasceu com cabelos escuros e, então aparentemente normais, até os seis meses de idade, quando os fios deram lugar a coloração mais clara e cada vez mais difícil de penteá-los.

Em entrevista à revista People, a mãe de Lock explicou que o diagnóstico aconteceu por acaso depois que um desconhecido enviou uma mensagem no Instagram perguntando se Lock portava a “síndrome do cabelo impenetrável”. Os pais, que jamais tinham ouvido falar sobre o assunto, recorreram ao Google para entender o seria a tal síndrome.

Diagnóstico que se confirmou após consulta no pediatra, mediante a uma série de exames. “Ela [médica] não achava que fosse a síndrome do cabelo impenteável, por causa de sua raridade, mas eles coletaram amostras e um patologista a examinou sob um microscópio especial”, lembrou a mãe do menino.

Extremamente incomum, a síndrome torna a estrutura do cabelo extremamente frágil, que faz com que o cabelo cresça com um textura muito macia e facilmente quebrável. A condição, no entanto, limita-se apenas a alterações no cabelo da criança e afeta a sua saúde de forma geral.

Afinal, o que é síndrome do cabelo impenetrável?

Também chamada de síndrome do cabelo de vidro, a condição acontece por conta de uma mutação genética que provoca uma desordem relacionada ao cromossomo X, sendo mais comum em homens.

Segundo estudo divulgado pela American Journal of Human Genetics, a síndrome do cabelo impenetrável acontece quando uma criança herda duas cópias do gene mutante.

Manifestada inicialmente na infância, a síndrome tende a melhorar com a idade. Além disso, as pessoas com essa síndrome costumam ter cabelos loiros ou cor de palha que podem crescer mais lentamente do que o normal.