Sintoma de câncer que aparece em fase inicial e a maioria das pessoas ignora
Especialistas apontam para sintoma de câncer que muitas vezes é negligenciado, mas que pode ajudar na detecção precoce
Perder muito peso repentinamente e sem explicação aparente pode ser um sinal crucial de câncer em estágio inicial. Embora seja comum que algumas pessoas enxerguem a perda de peso como algo positivo, estudos mostram que 40% das pessoas diagnosticadas com câncer apresentam esse sintoma quando recebem o diagnóstico.
Além disso, mais de 80% das pessoas com câncer avançado experimentam o sintoma. Isso faz da perda de peso um sinal perceptível e preocupante, principalmente quando se trata de tumores sólidos.
Indicativo que pode passar despecebido
Um estudo, realizado pelas Universidades Oxford e Exeter, revelou que a perda de peso não intencional é um forte indicativo de vários tipos de câncer, incluindo tumores colorretais, de pulmão, pâncreas e rins.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Em mulheres acima de 60 anos, uma queda repentina no peso aumentou o risco de câncer em 6,7%, enquanto nos homens, o risco aumentou em mais de 14%.
O sintoma não é apenas uma mudança na aparência física, mas sim está ligado a uma série de complicações que afetam a qualidade de vida do paciente.
Fadiga, fraqueza, perda de energia e incapacidade para realizar tarefas diárias são sintomas frequentemente associados à perda de peso. Além disso, a desnutrição resultante desse processo pode comprometer a capacidade do paciente de gerenciar o tratamento e até mesmo levar a sintomas mais graves.
O que causa a perda de peso no paciente com câncer?
A perda de peso relacionada ao câncer pode ter diversas causas subjacentes. Uma delas é a diminuição da ingestão de alimentos, que muitas vezes ocorre quando uma pessoa para de se alimentar porque perdeu o apetite, outro sintoma associado ao câncer.
Além disso, alterações no sistema imunológico e no metabolismo, náuseas, vômitos, constipação, feridas na boca, dificuldade para engolir, perda do paladar e até mesmo a depressão podem contribuir para a perda de peso associada ao câncer.
Não ignore os sinais
A perda de peso não deve ser subestimada, principalmente quando não há uma explicação óbvia para ela.
Especialistas apontam que o emagrecimento não intencional merece uma análise cuidadosa, pois pode indicar a presença de câncer ou até mesmo outras condições. Portanto, é preciso ter atenção quando a perda de peso for anormal e repentina.
A busca por um diagnóstico precoce e o cuidado com os sintomas são essenciais para garantir melhor chance de tratamento e recuperação. Afinal, estar atento aos sinais silenciosos pode fazer toda a diferença na luta contra o câncer.