Sintoma nos pés pode indicar colesterol alto
Brasileiros com colesterol já ultrapassa os números dos EUA
O colesterol é uma condição silenciosa e potencialmente mortal. No Brasil, cerca de 4 entre 10 pessoas adultas têm um nível alterado de gordura no sangue.
Estudos recentes sugerem que, apesar da ausência sinais, o colesterol pode se manifestar em partes do corpo geralmente não associados à condição. Um desses sinais pode ser encontrado nos pés.
Segundo especialistas, isso acontece por conta da formação de pequenos depósitos de colesterol, conhecidos popularmente como xantomas, que geralmente se desenvolvem sob a pele.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Xantomas: quando os sintomas do colesterol alto aparecem nos pés
Os xantomas são crescimentos amarelados ou alaranjados causados pelo acúmulo de lipídios, incluindo colesterol, nas células da pele.
Se manifestam como protuberâncias ou inchaços nos tendões ou nas articulações, como tornozelos e dedos, podendo ser macios ao toque e variar em tamanho.
Embora nem todos os xantomas sejam indicativos de colesterol alto, sua presença pode ser um sinal de alerta para uma investigação.
A detecção precoce de xantomas nos pés pode ser importante para identificar e tratar o colesterol alto antes que ele cause danos significativos à saúde cardiovascular.
Vale lembrar que, embora os xantomas sejam um sinal potencial de colesterol alto, outras condições de pele podem ter aparência semelhante.
Outros sintomas de colesterol alto
Arcos corneanos
Também conhecidos como arcos senis, são depósitos de colesterol que se acumulam ao redor da córnea dos olhos. Eles podem aparecer como anéis cinzentos ou brancos ao redor da íris.
xantelasmas
São depósitos de colesterol que se acumulam nas pálpebras, especialmente perto dos olhos. Eles aparecem como pequenas protuberâncias ou placas amareladas na pele.
Dor no peito
Níveis elevados de colesterol podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas, como aterosclerose, que podem se manifestar como dor no peito ou angina de peito.
Problemas de circulação
O acúmulo de placas de colesterol nas artérias pode prejudicar o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos, resultando em problemas de circulação, como claudicação intermitente (dor ao caminhar devido à má circulação nas pernas).
É possível prevenir?
A prevenção do colesterol alto envolve uma combinação de dieta saudável, exercícios regulares, controle de peso e, em alguns casos, medicação.
Por isso, reduzir a ingestão de gorduras saturadas e trans, aumentar a ingestão de fibras, frutas e vegetais, e evitar o cigarro são medidas que ajudam a manter os níveis de colesterol sob controle.