Influenciadora faz alerta sobre sintomas do câncer cervical
Jovem britânica revelou que sempre sentia dores após fazer sexo; confira outros sintomas
Após ser diagnosticada com câncer cervical, a blogueira de moda Isabella, de 28 anos, decidiu compartilhar sua experiência para orientar outras mulheres quanto ao sinais de alerta da doença.
Em entrevista ao tablóide britânico The Sun, a jovem britânica revelou que sempre sentia dores após fazer sexo, o que considerava algo normal.
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
Disse ainda que também que começou a sentir um sintoma menos conhecido do câncer cervical, quando passou a ter dores na parte das costas. “Parecia que eu tinha caído e me lembro de tentar lembrar se eu havia tropeçado e simplesmente não conseguia pensar em nada”.
Até que certo dia algo chamou sua atenção: um sangramento irregular.
Ao descobrir que os sintomas indicavam algo grave, por meio de uma pesquisa na internet, Isabella marcou uma consulta médica. Os exames indicaram o diagnóstico de câncer cervical.
“Fiquei tão chocada que não chorei, mas minha perna começou a tremer incontrolavelmente. Minha primeira pergunta foi ‘qual é a expectativa de vida?’ A sensação de pavor era horrível”, lembrou na entrevista .
Apesar do diagnóstico, o médico da jovem disse que ela tinha “melhores chances” de cura por ser uma pessoa saudável e ativa.
Durante um tratamento de dois meses, Isabella foi submetida a cinco semanas de radioterapia e seis horas de quimioterapia, seis vezes por semana. Curada da doença, terá que voltar para check-ups uma vez por ano para se certificar de que o câncer não voltou.
Sintomas de câncer cervical
Também conhecido como câncer no colo do útero, o câncer cervical é é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, contraídos através do sexo.
Exames preventivos, como o Papanicolau, podem ajudar a descobrir essas alterações e apresentam alta chance de cura na maioria dos casos. Sobretudo quando os exames preventivos são realizados periodicamente.
Quando detectada a doença, é possível fazer uma cirurgia sem passar por uma histerectomia (remoção do útero), embora este seja um procedimento bastante rotineiro. Além disso, a radioterapia também é uma opção comum para estágios iniciais. O tipo de tratamento, no entanto, depende do estágio e da gravidade de cada caso.
Sinais do câncer de útero
1. Sangramento anormal
2. Dor e desconforto durante o sexo
3. Corrimento vaginal incomum ou desagradável
4. Dor na parte inferior das costas ou pélvis