Sintomas da pneumonia desconhecida que colocou Argentina em alerta

Até o momento 9 pessoas foram diagnosticadas com a condição. Três morreram e outras estão internadas

A Argentina investiga uma doença desconhecida que causou a morte de três pessoas. A doença começa com sintomas parecidos com os da gripe e causa pneumonia bilateral (dos dois lados dos pulmões).

Até agora foram registrados nove casos, todos estão restritos a uma clínica privada da cidade de São Miguel de Tucumán e as autoridades de saúde desconhecem as causas.

Pneumonia de origem desconhecida já matou três pessoas na Argentina
Créditos: Caiaimage/Martin Barraud/istock
Pneumonia de origem desconhecida já matou três pessoas na Argentina

O que é a pneumonia bilateral?

A pneumonia é uma inflamação ou infecção dos pulmões que geralmente é causada por um patógeno e causa dificuldades respiratórias. O vírus, em geral, entra pelo trato respiratório, e se liga aos receptores das células do sistema respiratório.

O quadro pode variar entre leve e grave dependendo do grau de acometimento pulmonar.

A condição pode predispor à infecção por algum outro patógeno, como uma bactéria, por exemplo. Por esta razão, em muitos casos, os antibióticos são adicionados ao tratamento.

O risco mais importante tem a ver com a perda progressiva e às vezes muito rápida da capacidade pulmonar. Isso pode levar a pessoa a necessitar de oxigênio e, nos casos mais difíceis, quando o oxigênio não é suficiente, pode ser necessário induzir o paciente ao coma e intubar até que a pneumonia seja superada.

Sintomas

A maioria dos pacientes que apresentaram a pneumonia de origem desconhecida até agora começou tendo vômitos, febre alta, diarreia e dores no corpo. De acordo com o Ministério regional de Saúde de Tucuman, alguns evoluíram para quadro grave e estão com assistência respiratória.

Os sinais de alerta são febre e tosse ou falta de ar. Como sintomas indiretos, a pessoa pode sentir dor nas costas, como pontada.

Como detectar pneumonia bilateral

O diagnóstico é feito com uma tomografia computadorizada ou por meio de uma radiografia de tórax. Um exame físico também é necessário e, uma vez estabelecido o diagnóstico, geralmente são necessários outros testes para ver o tipo e gravidade.

Nos casos mais leves, a internação hospitalar não é necessária, mas em casos mais graves, seja pela condição de saúde do paciente, ou pela gravidade da pneumonia, pode ser necessária a internação para assistência respiratória.

Após pneumonia bilateral, a pessoa pode perder algum grau de capacidade pulmonar. Em geral, é algo transitório que se corrige com a reabilitação pulmonar. As sequelas podem ser mais complexas em pacientes que tiveram que ser intubados, como a fibrose pulmonar, por exemplo.