Sintomas de esclerose múltipla que aparecem na maioria dos casos

Os sintomas podem surgir em episódios chamados de surtos ou exacerbações

A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso central que interrompe o fluxo de informações entre o cérebro e o corpo. Embora ela seja considerada variável e imprevisível, há alguns sintomas a serem observados.

Os sintomas podem surgir em episódios chamados de surtos ou exacerbações, intercalados por períodos de remissão parcial ou completa dos sintomas.

A maioria dos pacientes com a doença apresenta fadiga severa e disfunção da bexiga. Esse sintomas podem estar presentes em até 80% dos pacientes.

Saiba quais os sintomas de esclerose múltipla que aparecem na maioria dos casos
Créditos: wildpixel/istock
Saiba quais os sintomas de esclerose múltipla que aparecem na maioria dos casos

Os casos do desenvolvimento de problemas de bexiga ocorrem devido a danos nos nervos que sinalizam a contração da bexiga, interferindo na capacidade do corpo de armazenar e eliminar a urina adequadamente.

Outros sintomas de esclerose múltipla

Outros sintomas que podem ser indicativos de esclerose múltipla são os espasmos musculares involuntários, rigidez, problemas de visão e dificuldade de andar.

De acordo com a National Multiple Sclerosis Society, as dificuldades de locomoção podem estar relacionadas a vários fatores. São fraqueza, espasticidade, perda de equilíbrio, déficit sensorial e fadiga.

Causa e tratamento da esclerose múltipla

A causa exata da esclerose múltipla ainda é desconhecida, embora se acredite que envolva uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Não há cura conhecida para a esclerose múltipla, mas existem tratamentos disponíveis para ajudar a controlar os sintomas, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O tratamento geralmente envolve medicamentos imunomoduladores, terapias de reabilitação, tratamento de sintomas específicos e cuidados de suporte multidisciplinares.