Sintomas de infarto em mulheres são diferentes; veja alguns

Os sinais de um ataque cardíaco podem ser mais sutis e ser confundidos com outras condições

O risco de infarto é considerado por alguns como um problema maior para os homens. No entanto, as mulheres – além de também estarem sujeitas ao evento – ainda desconhecem os sintomas de alerta, que podem ser diferentes dos apresentados pelos homens.

Eles geralmente sentem dor intensa no peito, enquanto elas podem sentir apenas cansaço extremo ou sinais semelhantes a uma crise de ansiedade, como falta de ar e palpitações.

Sintomas de infarto em mulheres podem ser vagos e até silenciosos
Créditos: PeopleImages/istock
Sintomas de infarto em mulheres podem ser vagos e até silenciosos

Além disso, de acordo com a Mayo Clinic, as mulheres estão mais propensas do que os homens a ter sintomas de ataque cardíaco não relacionados à dor no peito, como:

  • desconforto no pescoço, mandíbula, ombro, parte superior das costas ou parte superior da barriga (abdômen);
  • dor em um ou ambos os braços;
  • náusea ou vômito;
  • suores frios;
  • tontura;
  • fadiga incomum;
  • azia (indigestão).

Esses sintomas podem ser vagos e não tão perceptíveis quanto a dor intensa no peito. Isso pode ocorrer porque as mulheres tendem a ter bloqueios não apenas em suas artérias principais, mas também nas menores que fornecem sangue ao coração – uma condição chamada doença cardíaca de pequenos vasos ou doença microvascular coronariana.

O que não fazer?

Ao percebes esse sintoma e desconfortos é importante não demora para procurar ajuda médica. As mulheres geralmente esperam mais do que os homens antes de ir para procurar uma emergência, o que pode complicar a situação.

É importante também não dirigir até o hospital, mas chamar uma ambulância. Ataque cardíaco e derrame são emergências de vida e cada segundo conta. Se você dirige, pode sofrer um acidente no caminho e possivelmente se machucar ou machucar outra pessoa.