Últimas notícias:

Loading...

SP já tem data para iniciar novo ciclo de vacinação contra covid-19

Estado deve contar com duas vacinas de produção 100% nacional no ano que vem

Por: Redação

Nem todo mundo recebeu a primeira dose da vacina contra covid-19 em São Paulo ainda, mas o estado já tem data programada para dar início a um novo ciclo de vacinação contra a doença. O secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, adiantou nesta segunda-feira, 19, que em 17 de janeiro do próximo ano começa uma nova campanha.

A data escolhida é exatamente um ano após a primeira pessoa ser vacinada no estado, a enfermeira Monica Calazans.

vacinação contra covid
Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilSão Paulo anuncia data para início de novo ciclo de vacinação contra a covid-19 no ano que vem

De acordo com Gorinchteyn, não vai se tratar de uma dose de reforço, mas sim uma atualização da vacina. “Isto é uma necessidade que nós temos de estar sempre, anualmente, fazendo uma proteção. Nós chamamos de reforço vacinal quando eu uso uma terceira ou quarta dose. Nós estamos seguindo a prerrogativa das das vacinas pra vírus respiratórios como da gripe, que anualmente recebem uma imunização”, explicou.

Ainda segundo o secretário, esse novo ciclo vai acontecer em São Paulo independente da decisão do Ministério da Saúde e o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

“Nós entendemos que nessa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde e o Conass, também terão esse entendimento, para que possamos expandir essa nova fase da vacinação não apenas para São Paulo”, disse.

A expectativa do governo estadual é que a velocidade da vacinação no ano que vem seja maior do que a da campanha deste ano porque,  segundo Gorinchtetn, o Instituto Butantan estará, em 2022, com produção 100% nacional das vacinas coronavac e  butanvac, que está atualmente em fase de testes.

Compartilhe: