Substância encontrada em cosméticos aumenta risco de diabetes
Saiba quais são os riscos oferecido por substância presente em sabonetes, xampus e esmaltes
Uma substância química encontrada em centenas de produtos, incluindo sabonetes, xampus e esmaltes, conhecida como ftalatos, está ligada a maior incidência de diabetes tipo 2 entre mulheres brancas, indica estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Quando expostas a altos níveis de alguns tipos de ftalatos, as voluntárias brancas apresentaram chance de 30% a 36% maior de desenvolver diabetes. O mesmo não foi identificado em mulheres negras e asiáticas, que manifestaram menor impacto diante da exposição ao produto.
O estudo foi publicado n journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society.
- Solidão aumenta risco de perda de memória em idosos
- Por que a mastigação ajuda a prevenir o diabetes?
- Estudo liga diabetes de início precoce a maior risco de demência
- Como a falta de higiene bucal pela manhã aumenta o risco de câncer
O que são ftalatos: por que a substância está ligada a diabetes
Comumente usados em produtos de higiene pessoal, brinquedos, embalagens de alimentos e bebidas e até refeições de fast food, os ftalatos tornam o plástico mais durável.
Estudos demonstraram que eles podem afetar negativamente o equilíbrio hormonal, a fertilidade e o desenvolvimento infantil. “As pessoas são expostas aos ftalatos diariamente, aumentando o risco de várias doenças metabólicas”, disse o Dr. Sung Kyun Park, epidemiologista da Universidade de Michigan, em comunicado.
Apesar das evidências, os autores do estudo observaram que são necessárias mais pesquisas sobre o efeito dos ftalatos nas doenças metabólicas.
O alerta, no entanto, abre caminho para um debate importante sobre a substância. Um estudo de 2021 estimou que os ftalatos podem ter sido associados a 91.000 a 107.000 mortes prematuras entre americanos entre 55 e 64 anos.