Superalimento ajuda a queimar a gordura, diz pesquisa
O cardamomo se revelou um grande aliado para quem busca uma dieta saudável e equilibrada
O cardamomo se revelou um grande aliado para quem busca uma dieta saudável e equilibrada, segundo estudo conduzido por pesquisadores do México e Estados Unidos. A notícia aumentou o interesse da indústria alimentar e da população em geral.
Bastante comum nos pratos com influência oriental, o cardomomo traz sabor exótico e notas cítricas às receitas, além de proporcionar uma gama de benefícios à saúde já comprovados cientificamente.
Superalimento atua na queima de gordura
Segundo especialistas, as vantagens encontradas no consumo do cardamomo vão além dos deliciosos pratos que conseguimos preparar com ele. Rico em nutrientes essenciais para o nosso corpo, a especiaria é rica em cálcio, manganês, ferro e fibras.
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
Além disso, o tempero é considerado um ótimo estimulante para o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento. Isso ocorre devido às propriedades hipoglicemiantes do cardamomo, que contribuem para a redução dos níveis de açúcar no sangue, sendo de grande benefício, em especial, para as pessoas que sofrem com a diabetes.
Ao mesmo tempo, o estudo ressaltou que a especiaria influencia no processo de quebra de células adiposas, no metabolismo oxidativo mitocondrial no fígado e no músculo esquelético. Em outras palavras, isso sugere que o cardamomo auxilia no aumento do apetite, bem como na aceleração do gasto de energia e na redução de gordura.
Bebidas com cardamomo também é opção
Uma outra sugestão de consumo do cardamomo é através de chás ou infusões. Uma dica é utilizar o cardamomo puro, obtendo assim uma bebida de sabor único e aroma inconfundível.
Além disso, o cardamomo também pode ser incluído em receitas de sucos detox, contribuindo ainda mais para uma dieta balanceada e saudável.
Como consumir?
O tempero pode ser incluído na dieta de diversas formas. Uma maneira de utilizar a especiaria é adicionando as sementes a carnes e legumes que você costuma saltear no azeite. Se preferir, também pode usar a especiaria em forma de pó ou inteira, de acordo com o seu gosto pessoal e a textura desejada na receita.
Embora a pesquisa tenha sido feita apenas em animais, a mesma também analisou dosagens de cardamomo seguras para humanos.
De acordo com o estudo, publicado na revista científica International Journal of Molecular Sciences, para usufruir dos benefícios, uma pessoa de 60 kg precisa ingerir diariamente 77 mg dos bioativos do cardamomo. Essa quantidade equivale a um consumo de 8 vagens da especiaria por dia.