Suplemento antienvelhecimento está associado a câncer no cérebro, diz pesquisa

Suplemento usado para retardar o processo de envelhecimento está associado a dois tipos de câncer

07/09/2023 05:30

Variante da vitamina B3, o suplemento associado a câncer ajuda a converter o alimento em glicose, que atua na produção de energia – iStock/Getty Images
Variante da vitamina B3, o suplemento associado a câncer ajuda a converter o alimento em glicose, que atua na produção de energia – iStock/Getty Images - Getty Images

Pesquisa conduzida pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, encontrou relação entre o consumo de um popular suplemento “antienvelhecimento” e o aumento do risco de câncer no cérebro.

Ribosídeo de nicotinamida, ou NR, é conhecida é por seus benefícios sugeridos para o metabolismo, a saúde do cérebro e os sistemas cardiovasculares.

Apesar dos benefícios, a pesquisa que envolveu um grupo internacional de cientistas e químicos descobriu que altos níveis de NR também podem aumentar a chance de diagnósticos de câncer de mama e metástase cerebral – que ocorre quando as células cancerígenas se espalham pelo corpo, causando múltiplos crescimentos tumorais.

Por que o uso de suplemento está associado ao câncer no cérebro?

Professora associada de química na Universidade do Missouri e uma das autoras do estudo, Elena Goun alerta que, quando o câncer atinge o cérebro, os resultados são mortais porque não há tratamentos viáveis ​​disponíveis. “Algumas pessoas tomam [vitaminas e suplementos] porque assumem automaticamente que as vitaminas e os suplementos só trazem benefícios positivos para a saúde, mas muito pouco se sabe sobre como eles realmente funcionam”, disse Goun.

Ela complementa. “Por causa dessa falta de conhecimento, fomos inspirados a estudar as questões básicas sobre como as vitaminas e os suplementos agem no corpo.”

O maior risco de câncer cerebral metastático foi revelado pelo trabalho de Goun investigando o impacto da NR na disseminação do câncer. Usando sondas baseadas em bioluminescência, Goun e os outros autores do estudo foram capazes de ver como o NR afetou o crescimento do câncer.

Segundo Goun, os resultados do estudo mostram a “importância de se fazer investigações cuidadosas” dos efeitos colaterais dos suplementos em pessoas com diferentes condições de saúde.