Surto de ebola mata 29 pessoas em Uganda em suas semanas

Tipo de vírus que circula por lá é resistente às vacinas existentes

Um surto de ebola em Uganda matou 29 pessoas em duas semanas, de acordo com as autoridades locais. Ao todo, 63 casos confirmados e prováveis ​​foram relatados.

De acordo com diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, as vacinas usadas para conter surtos recentes não foram eficazes contra o tipo de vírus ebola que circula em Uganda.

Surto de ebola mata 29 pessoas em Uganda em suas semanas
Créditos: Christoph Burgstedt/istock
Surto de ebola mata 29 pessoas em Uganda em suas semanas

“Quando há um atraso na detecção de um surto de Ebola, é normal que os casos aumentem constantemente no início e depois diminuam à medida que intervenções que salvam vidas e medidas de controle de surtos são implementadas”, disse o chefe da OMS.

Tedros também disse que a agência de saúde da ONU liberou US$ 2 milhões de seu fundo de contingência para emergências e está trabalhando com parceiros e enviando especialistas, suprimentos e recursos adicionais ao país.

 OMS diz que está enviando especialistas e recursos para conter o surto
Créditos: leoniepow/istock
 OMS diz que está enviando especialistas e recursos para conter o surto

Como é transmitido ebola?

O vírus se espalha com muita facilidade. Ele reside naturalmente em morcegos frugívoros, macacos e porcos-espinhos que vivem na floresta tropical e pode ser transmitido através da ingestão de carne crua.

Mas também pode ser transmitida entre humanos através do contato direto com sangue, saliva, urina ou vômito de uma pessoa infectada. O vírus também pode viver em superfícies contaminadas, semelhantes ao coronavírus.