Tabaco: o medicamento do futuro

Texto por Mark Mann

Quer dizer então que os cigarros são a cura para o câncer? Não, cara, claro que não. Mas graças aos desenvolvimentos da engenharia genética, as plantações de tabaco se tornaram um meio inusitado de produzir medicamentos para o tratamento do câncer.

Medicamentos derivados de plantas existem desde sempre, mas até pouco tempo estavam restritos ao que os vegetais produzissem de modo natural. Agora, por meio de evoluídos processos genéticos, os cientistas estão convertendo plantas como a Nicotiana benthamiana e Nicotiana tobaccum em plataformas de fabricação para uma grande variedade de terapias com base em proteínas para tratamento do Ebola, do câncer e do HIV/AIDS.

A PlantForm, uma empresa de Guelph, com sede em Ontario, no Canadá, é uma entre tantas companhias de biotecnologia pelo mundo que desenvolve remédios produzidos por plantas (PMP, em inglês). Até então, apenas um medicamento chegou ao mercado: o Elelyso (no Brasil, é conhecido como Uplyso e foi aprovado pela Anvisa em 2013), produzido por uma empresa israelense chamada Protalix e usado para tratar um raro distúrbio metabólico, a doença de Gaucher. Há muito mais a caminho, incluindo a versão da PlantForm para o medicamento de combate ao câncer de mama chamado Herceptin, cuja disponibilização está marcada para 2018.

Mesmo que a existência de plantações para esses medicamentos ainda seja pequena, o potencial dessa tecnologia farmacêutica é grande. “É possível produzir praticamente qualquer medicamento”, afirma Don Stewart, presidente e diretor executivo da PlantForm. “As plantas podem fazer muito mais de forma mais rápida e barata do que os métodos tradicionais,” argumenta.

As técnicas de produção de remédios por meio da bioengenharia existem há décadas e muitas delas têm base na fermentação de culturas de células animais em grandes biorreatores. (Uma fonte em comum para essas culturas são os ovários de hamsters chineses.) Mas produzir medicamentos biológicos assim é complexo e muito caro. De acordo com Stewart, o custo de fabricação para uma dose de Herceptin é de… [Continue lendo aqui.]