Tchau, acne! Dieta mediterrânea e suplementos são ótimos para a pele, diz estudo
Estudo revela que a dieta mediterrânea e suplementos de ômega-3 podem diminuir a acne. Entenda como esses ajustes podem complementar o tratamento
Um recente estudo conduzido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique, publicado no Journal of Cosmetic Dermatology, destaca como uma dieta mediterrânea e suplementos de ômega-3 podem melhorar significativamente a acne leve a moderada. A pesquisa revela que uma alimentação rica em vegetais, acompanhada de ácidos graxos essenciais, pode ter um impacto positivo na saúde da pele.
Benefícios da dieta mediterrânea e dos ácidos graxos ômega-3
Durante um período de 16 semanas, o estudo observou que a adesão à dieta mediterrânea e o uso de suplementos de ômega-3 resultaram em uma redução notável das lesões inflamatórias e não inflamatórias em 60 participantes com acne.
O estudo destacou que a maioria dos participantes (98,3%) tinha deficiência de ácidos graxos ômega-3 no início do estudo. A correção desses níveis levou a uma melhora significativa na gravidade da acne, com benefícios associados aos ácidos EPA e DHA presentes em peixes gordurosos e alimentos enriquecidos com ômega-3.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
Estilo de vida e tratamento da acne
Embora o estudo tenha mostrado que mudanças na dieta podem complementar o tratamento da acne, os pesquisadores enfatizam que tais intervenções não substituem os medicamentos prescritos.
Os participantes seguiram uma dieta mediterrânea, evitando alimentos ultraprocessados e reduzindo a ingestão de leite e carne. No entanto, a pesquisa não incluiu casos de acne grave e não avaliou o impacto dos medicamentos na acne.
Próximos passos e recomendações
O estudo sugere a necessidade de futuros ensaios clínicos randomizados e controlados para aprofundar o entendimento sobre as recomendações dietéticas para pacientes com acne. Especialistas recomendam uma abordagem integrada, combinando cuidados com a pele, dieta equilibrada e tratamentos médicos, e aconselham consultar um dermatologista para um plano de tratamento personalizado.