Pesquisa descobre técnica de 12 minutos para melhorar o humor

Experimento foi realizado dentro de universidade e mediu níveis de contentamento, felicidade e narcisismo

Por: Redação
organograma com carinhas sorrindo
Crédito: Warchi/istockPesquisa observou, entre outras coisas, que comparação social não traz sentimentos positivos

Um experimento realizado pela Universidade Estadual de Iowa (ISU), nos Estados Unidos, chegou a uma técnica simples capaz de melhorar o humor. A chave para isso, segundo os pesquisadores, é a prática de empatia.

A conclusão veio após o  estudo dividir os universitários em quatro grupos e sugerir uma caminhada de 12 minutos pelo campus. As pessoas do primeiro grupo foram orientadas a praticar pensamentos amorosos e gentis e desejar felicidade a pessoas com quem cruzassem.

Aos participantes do segundo grupo, coube a tarefa de pensar em coisas que pudessem ter em comum com os alunos que encontrassem, como aulas, medos ou gostos parecidos. Já o terceiro grupo deveria pensar em como eles eram melhores do que as pessoas que viam pelo campus.

O quarto grupo foi instruído a apenas observar detalhes de vestuário e maquiagem, por exemplo, sem qualquer julgamento.

Ao fim da caminhada, os participantes fizeram um teste para medir seus níveis de sentimentos, como ansiedade, empatia, conectividade, felicidade, carinho, contentamento e narcismo.

O primeiro grupo foi o que obteve uma resposta positiva melhor, com níveis de empatia, conectividade e carinho mais consideráveis.

Ao contrário do esperado, as pessoas que marcaram níveis altos de narcisismo tiveram a mesma tendência para ter pensamentos gentis, em comparação com pessoas com baixos níveis narcisistas.

Os pesquisadores também observaram que o grupo que pensava que a própria vida era melhor que a dos demais apresentou baixos níveis em sentimentos positivos. A conclusão foi de que qualquer tipo de comparação social fará com que o indivíduo se sinta para baixo.

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …