Tempo seco: 5 dicas saudáveis para enfrentar a baixa umidade
Dicas que podem fazer bastante diferença durante os dias de tempo seco no inverno
Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o índice adequado de umidade do ar varia entre 50% e 80%.
Abaixo de 30% é capaz de provocar uma série de potenciais riscos à saúde dos seres humanos, gerando incômodos e desencadeando doenças. Além disso, o tempo seco também agrava o nível de poluição, uma vez que dificulta a dispersão dos poluentes do ar.
Não por acaso, nos meses de outono e inverno, os dias secos podem contribuir para a piora de problemas respiratórios, causar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele.
Por isso, alguns cuidados simples podem fazer bastante diferença durante períodos assim.
Confira alguns deles:
1-Beba bastante água
Esse é o cuidado principal, em especial para idosos e crianças.
Além da água mineral, a “hidratação pode ser feita também com os sucos de fruta naturais, água de coco, verduras e frutas suculentas”, ensina a alergista Marta Guidacci.
2- Cuide da alimentação
A especialista recomendado evitar o consumo de fast-food
3- Mantenha a casa limpa
O clima seco propicia o aparecimento de ácaros e fungos. Por isso, o acúmulo de poeira pode desencadear as doenças respiratórias. Passar um pano úmido no piso e móveis afasta a poeira e protege a saúde.
4- Lubrifique os olhos
Para evitar a secura e a irritação do olhos, o soro fisiológico é uma ótima opção. Colírios só devem ser usados com a prescrição de um especialista.
5- Esporte na hora certa
“É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto”, diz Rafael Ollita, professor da academia Top Spin & Big Ball.