Ter este hábito de manhã aumenta o risco de câncer mortal em 50%
Estudo com quase 160 mil participantes aponta a importância de fazer o básico ao acordar para prevenir câncer de cabeça e pescoço
Descobertas recentes revelam que um hábito comum ao acordar pode ter implicações sérias para a saúde.
Negligenciar a higiene bucal logo pela manhã pode aumentar o risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço em até 50%, segundo estudo publicado na JAMA Oncology.
Isso porque essa condição é frequentemente associada a doenças gengivais, que permitem que bactérias nocivas proliferem e causem inflamações que afetam a saúde geral.
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- Entenda por que, segundo a ciência, esta atividade ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata
- Estes sinais podem indicar doença silenciosEste no fígado
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
Como a falta de higiene bucal aumenta o risco de câncer?
Pesquisadores americanos identificaram 13 tipos de bactérias presentes na boca que estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.
Essas bactérias, comumente encontradas em pessoas que não escovam os dentes corretamente ou não usam fio dental, aumentam o risco da doença.
Os cientistas analisaram quase 160 mil pessoas nos EUA, sendo que, após 15 anos de acompanhamento, 236 participantes receberam o diagnóstico de carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço.
Além disso, a má higiene bucal pode favorecer doenças periodontais, o que agrava ainda mais o risco de complicações graves para a saúde.
Então, escovar os dentes previne a doença?
Manter hábitos de higiene bucal adequados pode evitar a proliferação de bactérias perigosas, sugerem estudos científicos.
Por isso, os especialistas alertam que ter uma rotina de cuidados com os dentes é o primeiro passo para prevenir o desenvolvimento de câncer e outras doenças graves.
Esses cuidados incluem escovar os dentes duas vezes ao dia, usar fio dental corretamente e visitar o dentista com frequência.
Fatores de risco associados ao câncer de cabeça e pescoço
Além da falta de higiene bucal, o consumo de álcool, tabagismo e infecções por HPV (Papilomavírus Humano) também são fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença.
Isso porque esses fatores podem formar um ambiente propício para o desenvolvimento de tumores na cabeça e no pescoço.
Caroços, manchas na boca e rouquidão persistente são sinais da doença. É importante ficar atento para um diagnóstico precoce.