Termômetro com mercúrio será proibido a partir de 2019

23/03/2017 11:02

Nesta quarta-feira, 22, foi publicada no Diário Oficial da União medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe fabricação, importação e venda de termômetros e medidores de pressão que possuam coluna de mercúrio. Motivo:  metal é nocivo à saúde. Apesar do aviso, a proibição só será válida a partir de 1º de janeiro de 2019.

O uso desses produtos também será suspenso nos atendimentos de serviços de saúde em rede nacional. A proibição decorre da assinatura da Convenção de Minamata pelo Brasil em 2013. A medida, firmada por mais 140 países, visa eliminar o uso do mercúrio não só em equipamentos para a saúde, mas em produtos como pilhas e lâmpadas.

Quantidade de mercúrio no termômetro caseiro não compromete a saúde, mas é preciso ter alguns cuidados caso ele quebre - Getty Images/iStockphoto

Se você ainda tem o termômetro com mercúrio em casa, saiba como proceder caso ele quebre

Os termômetros caseiros não chegam a conter uma quantidade de mercúrio que compromete a saúde, mas, caso quebrem, algumas precauções são importantes:

  •  Não deixe que crianças e animais brinquem com as bolinhas formadas pelo metal.
  • Se possível, utilize luvas e máscara. Após remover os cacos de vidro, recolha as bolinhas de mercúrio utilizando um papel cartão ou seringa sem agulha. Gotas menores podem ser recolhidas com a ajuda de uma fita adesiva.
  • Armazene o mercúrio recolhido em um recipiente resistente, cubra com água para evitar a formação de vapores do metal, feche hermeticamente e identifique que a embalagem contém mercúrio.
  • Não use o aspirador, pois isso acelera a evaporação do mercúrio e também pode contaminar resíduos que estejam no aparelho.
  • Contate o serviço de limpeza urbana de sua cidade ou órgão ambiental (Municipal ou Estadual) para saber como proceder a entrega do material.