Teste da saliva vai servir como avaliação pra doenças no coração

Enxaguante bucal: uma nova ferramenta para diagnóstico de doenças cardiovasculares

No futuro, uma análise simples de saliva pode ser suficiente para identificar sinais de alerta para doenças cardiovasculares. Cientistas da Universidade Mount Royal, no Canadá, desenvolveram um método que examina enxaguantes bucais para encontrar marcadores associados a possíveis riscos para o coração.

Embora o estudo ainda esteja em estágio inicial, as descobertas do trabalho foram publicadas na prestigiosa revista científica Frontiers in Oral Health.

Teste da saliva vai servir como avaliação pra doenças no coração
Créditos: iSTock
Teste da saliva vai servir como avaliação pra doenças no coração

Teste da saliva para doenças do coração

Os pesquisadores explicam que a ligação entre doenças cardíacas e bucais repousa na inflamação das gengivas, que pode levar a uma infecção chamada periodontite.

Estudos anteriores já associaram o diagnóstico de periodontite ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os cientistas sugerem que fatores inflamatórios podem entrar na corrente sanguínea através das gengivas, danificando o sistema vascular.

O que descobriu o estudo da Universidade Mount Royal?

O estudo envolveu 28 jovens saudáveis que não fumavam e não tinham histórico de comorbidades ou medicamentos que afetassem o sistema cardiovascular ou de problemas periodontais prévios.

No laboratório, após um jejum de seis horas, esses voluntários realizaram um simples enxágue bucal com uma solução salina. A amostra foi então coletada para análise, e os pesquisadores quantificaram os níveis de glóbulos brancos, células de defesa, na amostra.

Como resultado, eles observaram que o nível mais alto de glóbulos brancos detectado nos testes estava relacionado de forma significativa a uma diminuição da dilatação mediada pelo fluxo, indicador-chave de risco cardiovascular que mede quão bem as artérias podem se dilatar para permitir um maior fluxo sanguíneo. Segundo os cientistas, a presença de uma grande quantidade desses glóbulos brancos sugere um cenário de inflamação.

Como um simples enxágue bucal pode impactar a saúde cardiovascular?

De acordo com os pesquisadores, o motivo pode ser que a inflamação da boca, ao invadir o sistema vascular, pode afetar a capacidade das artérias de produzir óxido nítrico, um elemento químico que lhes permite responder às mudanças no fluxo sanguíneo. Por isso, um maior nível de inflamação oral pode ter um impacto negativo na saúde cardiovascular, mesmo em indivíduos jovens e saudáveis.

Você pode prevenir doenças do coração com boa higiene bucal?

Os resultados mostram que manter uma boa higiene oral é essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares.

No futuro, o “teste de enxaguante bucal” utilizado no estudo poderia ser usado como um exame de rotina em clínicas, facilitando a detecção de inflamações orais e, consequentemente, a detecção precoce de doenças cardiovasculares.

Além disso, os cientistas planejam expandir o tamanho da população do estudo e incluir indivíduos com periodontite mais avançada para melhor compreender a relação entre a inflamação bucal e a saúde cardiovascular.