Teste identifica substâncias tóxicas em fraldas descartáveis

Entre os elementos químicos nocivos, foi encontrado até glifosato, o agrotóxico mais usado no mundo

Por: Redação | Comunicar erro
bebê com fralda
Crédito: FG Tade/istockEstudo identifica 60 substâncias nocivas

A Agência Nacional de Segurança Sanitária da Alimentação, do Meio Ambiente e do Trabalho (Anses), da França, revelou ter encontrado produtos químicos tóxicos em fraldas descartáveis para bebês que excedem os níveis de segurança.

Entre as substâncias potencialmente perigosas para a saúde humana está o glifosato, o agrotóxico mais usado no mundo, apontado como causador de câncer.

Também foram encontrados desreguladores hormonais e resíduos químicos que causam distúrbios no sistema reprodutivo. De acordo com a Anses, esses foram os primeiros testes desse tipo no mundo feito em fraldas.

No total, foram analisadas amostras de 23 marcas de fraldas disponíveis no mercado.

Com essa análise, a conclusão é que há um risco para a saúde das crianças, já que esses produtos químicos podem migrar para a urina e entrar em contato com a  pele. Por isso, o governo francês convocou uma reunião com fabricantes de fraldas descartáveis e lhes deu um prazo de 15 dias para remover as substâncias potencialmente danosas. De acordo com o jornal Le Monde, foram identificadas pelo menos 60, incluindo perfumes que podem causar alergias.

A maioria dos bebês na França usa fraldas descartáveis, o que representa cerca de 4.000 unidades usadas nos três primeiros anos de vida. Um recém-nascido tem as fraldas trocadas, em média, oito vezes por dia. O mais seguro é ainda o modelo tradicional feito de tecido de algodão.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
2
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
3
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
4
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …
5
03:37
Saiba como ter uma boa alimentação na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, fala sobre a melhor alimentação durante a gravidez. Este vídeo faz parte da …
6
06:38
Sinais que revelam que uma criança está com câncer
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, mostra os principais sinais de que uma criança está com câncer. Petrilli …
7
04:08
Três sinais urgentes de problemas na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. …
8
03:24
Como prevenir a obesidade infantil
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, compartilha as melhores dicas para prevenir obesidade infantil. Este vídeo faz parte …