Thammy Miranda fala sobre perda de cabelo: ‘Não me incomoda’
Thammy Miranda, 34, foi questionado em entrevista ao Jornal Extra sobre os sinais de calvície que apresenta. Há cerca de 4 anos ele iniciou o tratamento hormonal para transição de gênero.
“É por causa do hormônio que eu tomo, sim. Tudo que for características masculinas eu vou ter”. No entanto ele afirma não se incomodar com as “entradas” e que ficar calvo não o incomoda.
O que acarreta a calvície?
A alopecia androgenética, ou calvície masculina, é a maior causa de perda de cabelos em homens.
“Os hormônios masculinos (testosterona e seus derivados) se ligam a receptores próprios que ficam nos pelos, levando à miniaturização dos fios em pacientes geneticamente suscetíveis. Neste sentido, é interessante saber a idade com que os parentes do indivíduo começaram a observar a diminuição dos cabelos”, afirma a dermatologista Tatiana Gabbi em matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
Segundo ela as “entradas”, conhecidas por “alopecia androgenética de padrão bitemporal”, são a manifestação inicial do problema, que tende a se estender para o vértex (topo da cabeça) e região mediana, preservando o cabelo da área occipital (parte da cabeça mais próxima ao pescoço).
A dermatologista explica que não há muito que possa ser feito para prevenir a doença, mas que o tratamento preventivo retarda e até melhora o quadro.
“Portanto, é fundamental que os filhos de pais calvos fiquem atentos e idealmente procurem o dermatologista para iniciar um acompanhamento cerca de 10 anos antes da idade em que seu pai começou a notar a calvície e/ou ao menor sinal de entradas”, indica Gabi caso o homem tenha desejo de evitar a calvície.