Tipo específico de leite ajuda a diminuir colesterol ruim
Entenda por que, segundo especialista, bebidas à base de soja podem fortalecer saúde cardiovascular
Uma recente pesquisa revelou que o leite de soja possui propriedades capazes de reduzir os níveis desse colesterol em até 70%. De acordo com o estudo, alimentos à base de plantas demonstram ser benéficos para o colesterol devido à sua baixa quantidade de gordura saturada e ao alto teor de proteínas.
São essas características são que garantem impacto positivo na saúde cardiovascular. Para a Dra. Justine Butler, renomada pesquisadora da ONG Viva, do Reino Unido, qualquer produto derivado da soja, como iogurte ou proteína de soja, tem esse poder benéfico.
“A soja também contém fibras, gorduras insaturadas e uma variedade de vitaminas e minerais, portanto, substituir carne e laticínios por tofu, leite de soja e alternativas de carne à base de soja é uma ótima maneira de reduzir o colesterol”, disse ela.
- A lista de doenças que podem ser contraídas através de um único beijo na boca
- Infecção urinária: como o Cranberry pode ajudar na prevenção e tratamento
- Evento da Disney exclusivo e inédito no Brasil com o tema Moana 2 tem data marcada até fevereiro no Tietê Plaza
- Sinal de AVC pode aparecer até uma semana antes; saiba qual
Para obter os benefícios desses alimentos, basta consumir 100 gramas de tofu, um copo de 200 mililitros de leite de soja ou um pequeno pote de iogurte de soja por dia para obter esses resultados impressionantes.
Por que este tipo de leite reduz o colesterol ruim
De acordo com a pesquisadora, os resultados mostram que determinadas proteínas presentes na soja podem inibir a atividade de uma enzima hepática relacionada à produção do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”.
“Os cientistas investigaram duas proteínas de soja que se acredita estarem envolvidas e descobriram que uma chamada B-conglicinina é particularmente significativa. O estudo sugere que os peptídeos de soja digeridos podem ser capazes de reduzir o colesterol em níveis comparáveis às estatinas (medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol no sangue)”, comentou.
Consequências do colesterol alto
O colesterol elevado pode desencadear danos nas artérias sem apresentar muitos sintomas alarmantes. Por isso é conhecido como o “assassino silencioso”.
O maior motivo de preocupação, alertam os especialistas, é que essa substância gordurosa aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas e derrames.
Além disso, o colesterol alto pode levar a complicações como a doença arterial periférica (DAP), uma condição que afeta as extremidades do corpo, resultando em dor e desconforto nas mãos e nos pés, prejudicando atividades simples como caminhar.
A falta de tratamento adequado para a DAP pode até levar à amputação de membros. Por essa razão, é de extrema importância manter os níveis de colesterol controlados e sob vigilância constante.