Últimas notícias:

Loading...

Tipos de depressão: conheça os 7 mais comuns e seus sintomas

Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela

Será que você está deprimida? Bem, se você é uma estudante universitária no meio de uma grande crise existencial, uma nova mãe que não consegue entender o porquê de estar tão triste, uma pessoa aposentada ou em luto pela perda de alguém muito especial, essa pergunta ainda assim não é tão fácil de se responder. Acontece que existem vários tipos de depressão e, se existe uma única coisa certa sobre elas, é que todas são muito mais do que uma tristeza ou mau humor.

Acontece que todas nós nos sentimos tristes às vezes. É normal. Porém, a depressão é diferente. Ela é um tipo de transtorno que provoca sintomas graves que afetam a maneira como você se sente, pensa e gerencia sua vida, causando sentimentos persistentes de tristeza e perda de interesse nas coisas.

Porém, o buraco é muito mais embaixo

A verdade é que a palavra “depressão” é um termo abrangente para vários tipos de depressão. Assim como os sintomas costumam variar de pessoa para pessoa, o mesmo acontece com o diagnóstico. A depressão, normalmente, inclui sentimentos e sensações como desesperança, fadiga e até dor física. Porém, as causas podem ser diversas, assim como as manifestações.

A boa notícia é que, mesmo que os sintomas sejam graves, há tratamento. Medicamentos e sessões de terapia podem ajudar a melhorará-los e, aos poucos, fazer sua vida voltar ao normal. É por isso que é tão importante conversar com uma médica especialista e obter um diagnóstico preciso do seu tipo de depressão, caso realmente haja um.

Porém, como estamos aqui para te ajudar também, vamos mostrar alguns dos principais tipos de pressão e seus sintomas. Se qualquer um deles lhe parecer familiar, procure por ajuda, ok? E se você ainda assim ler tudo e não encontrar nada que pareça com o que você está sentindo, TAMBÉM procure por ajuda. Saúde e amor próprio acima de tudo, ok?

Os 7 tipos de depressão mais comuns

1. Depressão major

Esse é um dos tipos de depressão mais comuns e, por isso, tende a ocorrer ao longo da vida de qualquer pessoa. Em alguns casos, contudo, uma pessoa pode experimentar apenas um episódio desta.

Quando ela é grave, os sintomas costumam ser de extrema tristeza, desesperança, perda de interesse em atividades prazerosas, falta de energia, irritabilidade, dificuldade de concentração, mudanças no sono ou hábitos alimentares, sentimentos de culpa, dor e pensamentos de morte ou suicídio. Para que o diagnóstico seja oficial, seus sintomas devem durar mais de duas semanas e, é claro, devem ser analisados por um psiquiatra e psicólogo.

O melhor tratamento costuma ser via medicamentos antidepressivos, porém, a terapia e outros métodos alternativos como meditação, homeopatia ou aromaterapia, por exemplo, também podem ser usados como procedimentos de cura.

A boa notícia? Bem, estima-se que 80 a 90% das pessoas com depressão major respondem muito bem ao tratamento. Por isso, procure por ajuda o quanto antes e se dedique para sarar logo, ok?

2. Distimia

Veja mais aqui: Tipos de depressão: conheça os 7 mais comuns e seus sintomas!

Leia também:

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3

Compartilhe: