Todo alimento integral ajuda no combate à obesidade?
A obesidade é um problema de saúde que afeta pessoas em todo o mundo. Nos últimos anos, seu diagnóstico tem sido seriamente relacionado a diversas outras doenças, como diabetes, hipertensão arterial e até alguns tipos de câncer.
Entre os agentes naturais que ajudam a controlar o peso e a combater a obesidade estão as fibras. Um dos seus principais benefícios é o poder de proporcionar saciedade. Especialistas apontam que uma dieta rica em fibras pode impor uma barreira mecânica à absorção de macronutrientes, como as gorduras e carboidratos no intestino, ajudando a controlar a glicemia e o colesterol.
No entanto, as fibras em produtos industrializados podem não oferecer benefícios reduzidos à saúde. No site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, a nutricionista Amanda Epifânio Pereira escreve o artigo “Entenda a relação entre alimentos integrais e o ganho de peso”, em que detalha a relação da indústria alimentícia. Leia um trecho a seguir:
- Estudo revela alimento responsável por 6 mortes por hora no Brasil
- Consumo deste alimento provoca queda de cabelo, sugere estudo
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
- Coma essa fruta antes de dormir e veja a diferença na balança
“Com tantos benefícios, o uso das fibras passou a ser uma arma da indústria de alimentos para enriquecer seus produtos e melhorar suas imagens. É possível encontrar bebidas gaseificadas, água, requeijão, salgadinhos, bolachas, sucos e uma infinidade de produtos enriquecidos com fibras. Por traz do apelo de produto integral ou rico em fibra, o que estamos encontrando é uma variedade de produtos ricos em açúcar ou sal e gordura, muita gordura. E o inevitável acontece: ganho de peso! O consumo de alguns produtos com rótulos de integrais está contribuindo para obesidade. Um verdadeiro paradoxo!”, escreve a nutricionista.